É TUDO VERDADE - LEONIE, ATRIZ E ESPIÃ (Leonie, Actrice en Spionne/ Leonie, Actress and Spy)


TEMA FASCINANTE, RESULTADO MEDIANO


por Beto Besant


Filmes sobre nazismo e Segunda Guerra Mundial tornaram-se praticamente um passa porte para o Oscar, o que fez com que um sem número de obras sobre o tema fossem produzidas, e parece que o assunto é infinito. Porém, fica cada vez mais difícil de se encontrar formas interessantes de abordar o tema.

O documentário Leonie, Atriz e Espiã apresenta uma história interessante acontecida no período. Como já entrega o título, conta a história de Leonie Brandt - na verdade Gertrud Franziska Pütz (1901 - 1978) -, uma atriz que não obteve grande êxito na carreira que viu na guerra uma oportunidade de utilizar de seu talento e com ele ganhar dinheiro e influência, apesar dos notórios perigos de se atuar como espiã em uma guerra.

Quando ainda era atriz, chegou a formar a própria companhia teatral, porém, sentia muita dificuldade de vender os espetáculos. passou a trabalhar como espiã do serviço secreto holandês na Segunda Guerra Mundial, mas com sua proximidade com autoridades nazistas, logo foi cooptada pelos rivais, tornando-se agente dupla.


A experiente diretora holandesa Annette Apon ilustrou todo o documentário com trechos de filmes em preto e branco que fizessem alusão ao que os áudios descreviam. Apesar de parecer uma boa sacada, o resultado não é satisfatório, resultando num filme lento e arrastado.


A impressão que fica é que Leonie tinha carisma e sedução para enganar os mais experientes militares, o que deve ter salvo sua vida várias vezes, terminando com o uma dona de um pequeno e movimentado bar noturno. Algumas passagens de sua vida ficam obscuras, como nos momentos em que foi presa, que passou por campo de concentração e que engravidou. Talvez estes segredos foram os motivos para que tivesse continuado viva após a guerra.



Como aconteceu com outros filmes desta edição do Festival É tudo Verdade, é mais um caso de um filme que tinha um tema extremamente interessante mas que resultou num trabalho arrastado e cansativo. Vale à pena apenas para quer for muito aficcionado pelo tema. Assista ao filme clicando AQUI.




This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now