2º Festival de Cinema Russo: A HISTÓRIA DE UMA NOMEAÇÃO (The Story of One Appointement)




IDEIAS DE TOLSTOI


por Cláudia Anaf


O SEGUNDO FESTIVAL DE CINEMA RUSSO, organizado pela ROSKINO e com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia, dar-se-á de 16 de Setembro a 10 de outubro online em sessões transmitidas pela Supo Mungam Plus em parceria com SPcine Play.

Um dos filmes que compõe o festival é A História de uma Nomeação, da cineasta Avditoya Smirnova (Kokoko, 2012), diretora e roteirista inspira-se num fato real da vida de Leon Tolstói, quando o mesmo estava no exército.


Smirnova, desde a infância interessou-se por duas coisas: literatura e cinema. Adulta realizou vários filmes baseados na literatura, e a presente obra é a segunda inspirada no grande escritor russo, Tolstoi.


O drama de época, se desenrola num regimento em Tula, onde o tenente Grigory Kolosktev, imbuído de ideias avançadas para a época, estava a serviço. Ocorre um crime, e por conta disso o acusado é levado à corte marcial. O tenente pede ajuda ao Conde Tolstoi que decide proteger os inocentes.


O filme que recebeu vários prêmios na Rússia é uma história trágica, de cortar o coração, na qual as ideias de Tolstoi provocam uma reflexão sobre a complexidade das escolhas, a lealdade aos ideais e a justiça.



Os atores principais Evgeni Kharitonov (Graveyard Shift, 2018), no papel de Tolstoi, e Alexei Smirnov (Vnutri Lapennko, 2019 como Grigory, desempenham muito bem seus papéis e emocionam fortemente o espectador.


Ao que parece, A História de uma Nomeação é uma pequena joia a ser descoberta pelo espectador.