A CONEXÃO FRANCESA (La French)


Um filme minimalista

A indústria cinematográfica tem apresentado muitos filmes baseados em fatos reais - ou totalmente verídicos - de grandes casos políticos ou criminalísticos sem necessariamente apresentar linguagem documental. A Conexão Francesa vai além de uma narrativa policial e revela um grande filme de ação com riqueza de detalhes e certamente surpreendente.

Criticar algo atemporal como uma sociedade corrupta nem sempre livra do maçante olhar repetitivo de mocinho versus bandido, porém este filme trata-se de uma facção de tráfico de heroína que ganha proporções absurdas em pouco tempo, inclusive com exportação para a América do Norte na década de 70.


A escolha feita pelo diretor Cédric Jimenez (Paris Under Watch, 2012) em escalar o premiadíssimo Jean Dujardin (vencedor do Oscar pelo filme O Artista, 2012) para o papel de um juiz de menores que toma como objetivo pessoal liquidar cada membro da máfia é muito acertada.

Com sequências de ação que fogem de clichês, o filme tem uma bela trilha sonora que costura diálogos tão bem construídos e leva o espectador a ter empatia até pelo núcleo mafioso da trama. O diretor demonstra com maestria o motivo dessa obra ser tão bem recebida pela crítica internacional.


A crítica à sociedade aparece entre diálogos dos membros da Conexão quando se reúnem para discutir os próximos passos e tentam ponderar os prós e contras do tráfico. A busca insaciável por justiça provoca a sensação de indiferença ao mostrar o descaso do juiz perante sua família, pois esquece que há uma vida paralela ao mundo do crime e com isso nos damos conta que a caçada virou uma obsessão.


A sequência de perseguição e a narrativa bem construída ao apresentar os dois lados da história - conduzido claramente por Cédric - apresenta um desfecho pouco previsível e revela pontos da história da real Conexão Francesa tão impactante quanto a conhecida Máfia Italiana.

A Conexão Francesa tem ritmo, direção de arte e figurinos impressionantes. A disputa de poder apresentada de modo inusitado fazem do filme uma obra contemporânea que prende a atenção do espectador. É contudo um filme que reverencia os clássicos do gênero policial.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now