SNOWDEN - Herói ou Traidor (Snowden)


O falso moralismo

Uma biografia cinematográfica polêmica sobre Edward Snowden, o ex-agente da CIA que denunciou um esquema de vigilância global do governo americano - pela visão de Oliver Stone (Nascido em Quatro de Julho, 1989).


O filme começa com a chegada de dois jornalistas para encontrar nosso protagonista no momento que revelaria os segredos que esconde, seguindo para flashbacks, desde seu afastamento das forças armadas até seu envolvimento com a CIA, acentuando o patriotismo e a desilusão quando descobre a verdade.


Stone explora frases de feito, romance e clichês de filmes de ação em torno do protagonista - interpretado por Joseph Gordon-Levitt (A Origem, 2010) - para transformar o herói em um contraponto com sua ideia principal de delato, o que leva ao espectador diversas dúvidas quanto ao caráter real do personagem.


O patriotismo exacerbado está presente em cada citação da ficção, criticando posturas do governo Obama e Bush frente às políticas de espionagem. Paralelo ao tema, há o romance do herói com Mills (Shailene Woodley) que não tem muito destaque, mas apenas cita outro choque de divergências ao mostrar como alguém cheia de opinião vive subalterna ao próprio relacionamento.


Em torno de exageros nas cenas, permanece a dúvida se de fato tudo aconteceu do modo como foi relatado.

A liberdade e política digital faz com que o filme seja bem discutido de forma consciente e receptiva pelo espectador, despertando interesse e atenção.


O longa exibe uma série de imagens reais com reconstituições enquanto há a revelação das intenções da CIA frente aos aparatos de vigilância, dando um ar de documentário à ficção.


O modo como a filmagem é realizada em determinados momentos faz com que haja uma constante presença do inimigo à espreita, através de câmeras subjetivas. Isso leva o espectador a ter a impressão de estar sendo observado também, colocando-o dentro do filme. Com mudanças bruscas da filmagem cena após cena - sem interrupções - a visão do espectador fica prejudicada com tanta informação e isso confunde realidade e ficção.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now