O FORMIDÁVEL (Le Redoutable)


O humano do artista

Pouco se sabe sobre a vida pessoal de Jean-Luc Godard, seu lado reservado e desconhecido é compensado com sua extensa produção de filmes, experimentação de linguagem e radicalidade nas ideias. O realizador se sobressai com sua obra e expressão. Há um imaginário sempre das pessoas que os artistas são suas obras. Em parte isso é verdade, em outra não. Os artistas são a fagulha de discussão que tais produções trazem à tona. Um universo de aparências, signos e metáforas confunde os desinformados.


O Formidável, do diretor Michel Hazanavicius (O Artista, 2011), clareia pontos da vida de Godard em um determinado momento de sua trajetória de maneira pertinente, interessante e inteligente. O filme não é apenas um retrato biográfico, mas explora a estética criativa do seu objeto, o cineasta Godard, na constituição da narrativa. Ou seja, utiliza-se da realidade para criar um mundo, uma linguagem própria, um ritmo e uma experiência. A ficção, o drama, a comédia e o fato se interligam para se apreciar um fazer artístico, adentrar numa poética e visão de mundo de alguém que se coloca na História enquanto ser social ativo.


Uma história de amor e o manter de um relacionamento. De admiração pelo outro. De revolução. Da micro à macropolítica. Do movimento incessante de um artista em sua impermanência ligada ao contexto em que vive. O Formidável é um panfleto sobre a vida e as contradições dos afetos, pensamentos e práticas.


Louis Garrel (Um Instante de Amor, 2016) se sobressai em seu trabalho de ator em sua desconstrução para dar complexidade à figura enigmática de Godard. A verossimilhança do agir faz crível todo o enigma ao redor deste grande e importante cineasta. Nota-se a minúcia e o rigor da direção ao lidar com o ator na construção deste filme, que se impregna da essência do cineasta em todos os níveis.


Michel Hazanavicius mostra neste filme seu domínio sobre a linguagem cinematográfica mais uma vez, e de como, além de articular uma dramaturgia de maneira interessante, é possível fazer metacinema de maneira inteligente sem ser hermético.


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now