
Renovando um gênero desgastado
Agradável surpresa mesmo a simpática comédia romântica à italiana E Agora? A Mamãe Saiu de Férias!, dirigida pelo estreante Alessandro Genovesi.

Apesar de sair quase impossível fugir de determinados clichês que permeiam o subgênero, o diretor e roteirista Genovesi consegue habilmente driblar a previsibilidade aqui por meio de diálogos ágeis e espirituosos, fugindo à obviedade normalmente esperada em "filmes de família".
O carisma e inegável tino para a comédia do protagonista vivido por Fabio de Luigi (Estranhos Normais, 2011), também colabora em muito no sentido de dar graça e leveza à trama.
Há situações realmente muito divertidas e criativas ao longo da história sobre um típico pai de família de classe média que, de repente, se vê tendo que cuidar sozinho, por dez dias, de dois filhos pré-adolescentes e mais um bebê durante o período em que sua mulher resolve literalmente tirar férias em relação a sua complicada família.

A cena em que o protagonista recebe uma pancada com um taco de beisebol bem no meio da cara, ao entrar no quarto de seu filho encapetado e perde dois dentes da frente por conta desta "brincadeira" é mesmo hilária (sobretudo por conta do que virá na sequência), mas poderia cair no extremo mau-gosto, se não fosse pela forma como o talentoso ator (Fabio de Luigi) lida com a situação.

Talvez o único momento em que E Agora? A Mamãe Saiu de Férias! perca um pouco de fôlego, caindo no pastelão que geralmente caracteriza as comédias românticas norte-americanas, por exemplo, seja próximo seu - um tanto exagerado - desfecho. Mas em termos gerais, o filme é mesmo muito bom e caracterizado por um ótimo "timing" (ritmo) quase o tempo todo.
Destaque também para o autêntico desfile de belas e talentosas atrizes, dentre elas Valentina Lodovini (O Inventor de Jogos, 2014) e a estreante Angelica Elli, por exemplo. Ah, que bom gosto o destes italianos...