SUSPENSE POLICIAL GENÉRICO, MAS SALVO PELAS ÓTIMAS ATRIZES
por Ricardo Corsetti
O cinema norte-americano mainstream (comercial) dos anos 90 foi marcado por excelentes suspenses policiais, tais como: O Silêncio dos Inocentes (Jonathan Demme, 1991) e Seven - Os Sete Pecados Capitais (David Fincher, 1995), só pra citar alguns dos melhores exemplos deste subgênero que, infelizmente, parece não ter necessariamente uma continuidade ao longo dos anos 2000 (nem mesmo em sua primeira década).
Nesse sentido, Por Trás da Verdade, de alguma forma parece tentar recriar essa atmosfera tão característica dos filmes realizados na época mencionada, mas patina em meio a uma trama bastante previsível e também numa certa pressa para resolver o "mistério" que se propõe a desenvolver.
A direção é ok, embora remeta bastante à línguagem e estética característica dos telefilmes (outra clara referência aos anos 90), o que também contribui para uma relativa ausência de profundidade.
Sem a menor dúvida, o que realmente se destaca em Por Trás da Verdade, é o inegável talento da já veterana protagonista Hilary Swank (Meninos Não Choram, 1999) e também da jovem Olivia Cooke (O Som do Silêncio, 2021).
Ver o embate inicial que acaba se tornando identificação e reciprocidade entre elas, realmente vale o filme que, embora pouco inspirado e nada inovador em outros aspectos, ao menos nos proporciona este competente "duelo" e posterior união de duas almas atormentadas em busca da verdade por trás das aparências.
Comments