SPIRIT - O INDOMÁVEL (Spirit Untamed)



MAIS DO MESMO COM TERNURA

por Ricardo Corsetti

Retratar a terna e pura relação de amizade entre crianças e animais sempre foi tema recorrente no cinema, sobretudo em filmes de animação. Portanto, esperar, ou mesmo buscar grandes novidades em filmes que se baseiam em tal tema é mesmo tão difícil quanto procurar uma agulha num palheiro, como diz a velha expressão popular.

Por isso mesmo, na melhor das hipóteses, ao assistirmos um filme como Spirit - O Indomável só nos resta esperar vermos um filme minimamente bem realizado em termos técnicos e com um roteiro que, ao menos, respeite nossa inteligência, apesar de suas obviedades praticamente impossíveis de serem evitadas.


E nesse sentido "Spirit" não decepciona em termos de qualidade técnica e trama que até supera suas limitações temáticas, gerando empatia (mesmo em espectadores adultos) em relação à singela relação de amizade que se estabelece entre a voluntariosa garota Lucky Prescott e um cavalo aparentemente indomável.


Temas eternos e fundamentais como o processo de amadurecimento e importância das relações de amizade sem dúvida conduzem a singela e emocionante jornada da jovem garota, primeiro buscando domar e ganhar a confiança do potro selvagem e, em seguida, visando conduzi-lo até sua nova morada, evidentemente enfrentando todos os obstáculos naturais que se impõem no decorrer desta jornada de amadurecimento.



O diretor Ennio Torresan Jr. (Até que a Sbornia nos Separe, 2014), experiente no segmento da animação, visto que foi designer de storyboard antes de começar a dirigir, demonstra intimidade com o gênero e por isso mesmo é capaz de superar as evidentes limitações impostas a um filme que necessita agradar a todo tipo de público, sendo ao mesmo tempo viável e compreensível aos pequeninos, em primeiro lugar.


Spirit - O Indomável cumpre bem sua função de entreter aos pequenos, bem como a seus pais. Provavelmente, e embora não ultrapasse as convenções impostas e até mesmo esperadas num filme de animação, o faz com bom senso e louvável ternura.