ATIVIDADES

Fernando Bonassi

Workshop de Roteiro

Nasceu em 1962, no Bairro da Moóca, em São Paulo. É roteirista, dramaturgo, cineasta e escritor de diversas obras, entre elas: Subúrbio (Ed. Objetiva), Passaporte e Declaração Universal do Moleque Invocado (ambos pelas Cosac & Naify). No cinema, destacam-se os roteiros de Os Matadores (de Beto Brant); Estação Carandiru (de Hector Babenco), Cazuza (de Sandra Wernneck) e Lula, o Filho do Brasil (de Fábio Barreto). No teatro, as montagens de Apocalipse 1,11 (em colaboração com o Teatro da Vertigem); Souvenirs (com direção de Márcio Aurélio); Arena Conta Danton (com direção de Cibele Forjaz) e O Incrível Menino na Fotografia (texto e direção). Vencedor da bolsa de artes do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio) passou o ano de 1998 escrevendo em Berlim Tem diversos prêmios como roteirista e dramaturgo, além de textos em antologias na França, EUA e Alemanha. Colunista do jornal Folha de São Paulo entre 1997 e 2006. É roteirista do seriado FORÇA TAREFA da Rede Globo de Televisão. Um dos mais renomados roteiristas do país, fez um Workshop de Roteiro e falou sobre sua extensa carreira.

bonassi.jpg
joão batista de andrade.jpg

Encontro com

Com uma das mais extensas cinematografias do país (vide currículo), João Batista de Andrade fez uma conversa descontraída com o público durante o II CURTA NEBLINA - Festival Latino-Americano de Cinema. O encontro aconteceu na Estação Cavern Club, localizada na parte histórica da Vila de Paranapiacaba.

A ocasião foi uma oportunidade única para que os moradores da Vila de Paranapiacaba e amantes do cinema pudessem conhecer particularidades acerca da produção do filme "Doramundo", filme que tornou conhecida a Vila.

 

Exibição especial do filme DORAMUNDO

João Batista de Andrade

Exibição do filme DORAMUNDO

"Doramundo", rodado na Vila de Paranapiacaba no ano de 1978, terá exibição especialíssima durante o festival.

 

O filme foi dirigido pelo renomado cineasta João Batista de Andrade e tem entre os roteiristas o cineasta Alain Fresnot, o lendário jornalista Vladimir Herzog e o próprio diretor .
 

O longa conta a história de uma vila ferroviária onde misteriosos assassinatos começam a acontecer. Durante as investigações, um triângulo amoroso vem à tona.
 

No elenco, grandes nomes como: Antônio Fagundes, Irene Ravache, Armando Bógus, Denise Del Vecchio, Rolando Boldrin e Olney Cazarré.

Premiado como Melhor Filme no Festival de Gramado de 1978.
 

O filme foi exibido no dia 15/10 (sexta-feira) às 14h. Ocasião em que houve um "bate-papo" entre o público presente com o diretor/roteirista do filme João Batista de Andrade mediado pelo crítico de cinema Celso Sabadin.