top of page

FESTIVAL DE CURTAS

24 - Marcos Jorge.png

Marcos Jorge

Diretor de filmes, roteirista, fotógrafo e curador, vencedor de três
Grandes Prêmios do Cinema Brasileiro (da Academia Brasileira de Cinema).
Estudou Jornalismo no Brasil e Cinema na Itália. Seus primeiros filmes, realizados no final da década de 90, venceram mais de 80 prêmios em festivais. Neste período, destacou-se também como artista-plástico, e suas videoinstalações foram expostas na França, Itália, Holanda e Japão.
Depois de mais de dez anos vivendo no exterior, no ano de 2000 voltou ao Brasil. Realizou diversos curtas-metragens premiados. Dirigiu o documentário “O Ateliê de Luzia”, e foi autor do livro “Brasil Rupestre”, ambos sobre arte pré-histórica no Brasil.
Seu primeiro longa-metragem de ficção, “Estômago”, de 2007, arrebatou 39 prêmios, 16 deles internacionais, e foi o filme brasileiro mais premiado do biênio 2008-2009. A revista americana ‘Variety’ o considerou entre os diretores mais interessantes da nova geração do cinema brasileiro e a brasileira ‘Revista de Cinema’ o colocou entre os 10 cineastas brasileiros que mais se destacaram na primeira década dos anos 2000. O filme foi considerado, pela Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) entre os melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Em 2015, lançou seu terceiro longa-metragem de ficção, “O Duelo”, adaptação para o cinema do romance 'O Capitão de Longo Curso', de Jorge Amado.

Em 2016 lançou “Mundo Cão”, seu quarto longa-metragem de ficção, adquirido pela Netflix para distribuição internacional. Em 2020 lançou o documentário "Arqueologia da Luta", produzido para o Canal Combate, do UFC (Ultimate Fighting Championship), filme vencedor do Prêmio de Melhor Documentário e de Melhor Roteiro do Universal Martial Art Films Festival 2021. Em 2022 lançou a série documental "O Caso Celso Daniel", produzida e veiculada pela Globoplay e a comédia "Abestalhados 2", em coprodução com a Buena Vista International.
Seu filme, mais recente é “Estômago 2 - O Poderoso Chef”, lançado em 2024, vencedor de 5 prêmios no Festival de Cinema de Gramado. É curador do CINE PASSEIO, Centro Cultural dedicado à cultura cinematográfica em Curitiba.

Nill Marcondes

Ator de telenovelas, cinema e teatro desde 1988. Iniciou sua carreira artística como dançarino e modelo, com mais de 400 comerciais e desfiles para grandes grifes. Tornou-se dublador nos anos 2000 e desde então mantém essa vertente da profissão de ator com grande entusiasmo. Tem se dedicado em expandir a presença no mundo digital através das redes sociais e podcasts.

Esse ano estreou em Biônicos, da Netflix, e em “CIC: Central de Inteligência Cearense”, além de algumas participações em produções independentes. Em 2023 estreou no filme “Tá Escrito”, como Décio, um professor de astronomia.
Interpretou um delegado no filme “Vai Ter Troco”, dirigido por Mauricio Eça. Na TV aberta, participou da novela “A Infância de Romeu e Julieta”, do SBT, atuando como Nilton. Fez parte do elenco da série “Auto Posto”, da Comedy Central, com o personagem Mestre, e, foi Sérgio em “Santo Maldito”, série da Star+.

Além disso, participou de dezenas de novelas como "A Força de um Desejo" (TV Globo), "Xica da Silva" (TV Manchete) e "Vidas Opostas" (Record TV).

Também participou de séries como "Sob Pressão" (TV Globo), "A Divisão" (Globoplay) e "O Rei da TV" (Star +). Ainda atuou em filmes que marcaram a cinematografia nacional, como "Carandiru" (Hector Babenco), "O Matador" (Marcelo Galvão) e "Bellini e o Demônio" (Marcelo Galvão).

25 - Nill Marcondes.png
26 - Marco Hoffer.png

Marco Hoffer

Mixador e especialista em restauração de diálogos, é natural do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira em 1995 na Microservice (empresa pioneira na fabricação de CDs) como estagiário em Masterização. Até hoje, toda atuação profissional se dá na área de áudio, tendo passado pelos maiores estúdios do país como Studios Mega e Impressão Digital Studios, gravando e mixando os maiores artistas da música nacional e internacional, como Caetano Veloso, Ângela Rorô, Gal Costa, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Ivete Sangalo, Julio Iglesias, e dezenas de outros.

Também foi responsável por todo “Audio Playback” (ProTools HD) dos XV Jogos Pan-Americanos em 2007, no Maracanã, evento de transmissão ao vivo e internacional, onde haviam quase 80.000 pessoas. Posteriormente ingressou no mercado Broadcast atuando em canais de TV, como Rede Globo e Record TV, onde está até o momento como mixador / finalizador de todas as novelas.

Direciona sua carreira com total atenção na qualidade, com cursos periódicos de atualização no Brasil e no exterior, como por exemplo, Masterpiece School of Mastering, situada em South Padre Island, Texas. Inglês fluente com formação pelo Brasas English Course, também cursou Eletrônica básica, áudio signal flow, edição básica de vídeo, técnicas avançadas de microfonação, sincronização de áudio/vídeo, marketing e promoção, técnicas de produção. Formado em Administração e Marketing pela UNESA.

CONCURSO DE ROTEIROS

Ricardo Tiezzi

Escritor e professor. É criador da série Santo Maldito, do canal Star+. Escreveu o roteiro dos filmes Superpai e Qualquer Gato Vira Lata. Foi roteirista de O Outro Lado do Paraíso, filme vencedor do prêmio do Júri Popular no Festival de Gramado 2015 e Melhor Filme e melhor filme no júri popular de estudantes no Festival Latino Americano de Trieste. Em televisão, trabalhou como roteirista em quatro temporadas do programa Malhação, na TV Globo, a última indicada ao prêmio Emmy Kids. Escreveu as séries Temporada de Verão (Netflix), Julie e os Fantasmas (Band / Nickelodeon) – vencedora do prêmio APCA e indicada ao Emmy Internacional –, Agora Sim (Mixer / Sony), indicada ao prêmio APCA de melhor série, A Vida de Rafinha Bastos (Fox), Mothern (GNT), Mano a Mano (Rede TV!) e o telefilme Amor ao Quadrado, especial de Natal na Globo.

 

Foi roteirista da animação Sítio do Picapau Amarelo, na Globo, e da novela infantil Floribella, na Band. Roteirizou ainda os programas de filosofia Peripatético e Café Filosófico (Cultura). É professor de Roteiro para Cinema e Televisão na FAAP e na escola Roteiraria. Doutorando em Literatura e Crítica Literária pela PUC, e mestre em Cinema, Filosofia e Religião pela mesma instituição. Especialista em História da Arte pela FAAP. É autor do livro de crônicas O Primo de Deus, do romance policial O Sorriso da Morte e do romance recém lançado Objetos na Penumbra.

20 - Tiezzi.png

CURADORIA

23 - Carlos.png

Carlos Henrique Marques

Membro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais, ABRA- Associação Brasileira de Autores Roteiristas e da AFI – American Film Institute em Hollywood. Formado no Writing for Performance and Entertainment Industries e Business Success in the Industries – University of Cambridge – é roteirista, diretor, produtor e ator. Com mais de 20 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, atuou em grandes emissoras e produtoras do Brasil e EUA. Escreveu nove novelas e uma série, entre elas 'Aventuras de Poliana' - vencedora do Prêmio Folha e Contigo 2018 , Poliana Moça vencedora do premio melhor novela Na Telinha.Outros cases de sucesso como: Carrossel, Chiquititas( serie brasileira com mais horas assistidas na Netflix)  e Cúmplices de Um Resgate  ambas na Netflix e Amazon. Corações Feridos , Vende-se Véu de Noiva e Revelação. Criou a serie Patrulha Salvadora spin off da novela Carrossel exibida pelo SBT  e FOX. Roteirista do filme As Aventuras de Poliana o Filme , indicado a melhor filme infantil no prêmio Grande Otelo 2024. 
Ganhou premios internacionais  de roteiro nos EUA, Reino Unido, França e Brasil
Pela editora InnSaei escreveu o livro O Caminho do Roteirista da Ideia para as Telas.

antonio.jpg

Antônio de Freitas nasceu em Goiânia - Goiás. Diretor de Arte, Autor Roteirista e Crítico de Cinema.

Se formou pelo Centro Sperimentale di Cinematografia di Roma e foi professor de arte e roteiro, crítico de cinema, contista, diretor de arte e cenógrafo e roteirista.

Nos anos 90 participou da concepção e produção das Séries Castelo Ra Tim Bum e Cocoricó na TV Cultura, Disney Cruj e Disney Club no SBT. No início dos anos 2000 fez o mesmo com  Patrulha Nick na Nickelodeon, 9mm São Paulo na Fox e Brasil Nex Top Model na Sony. Nos anos 2010 fez programas como Desafio da Beleza, Por um Fio, Cozinheiros em Ação e Que Seja Doce na GNT, 171 Negócios de Família na Universal, Máximo & Confúcio na TV Cultura.

Antônio de Freitas

Participou como consultor, colaborador e diretor de arte nos longas-metragens: Anésia, um Vôo no Tempo (Ludmila Ferolla, 2000), Os Xeretas (Michael Ruman, 2001), Magal e os Formigas (Newton Cannito e Michael Ruman, 2016), Querida Mamãe (Jeremias Moreira Filho, 2017), Carmo (Murilo Pasta, 2009) e Predestinado (Gustavo Fernández, 2020).

Atualmente é o autor do roteiro original que deu origem à Série Spectros na Netflix.

Vicente Vianna

Vicente Vianna tem uma produtora audiovisual chamada STUFF Filmes que atende empresas de grande porte, como VALE, Fundação Roberto Marinho, EMUSA, LIGHT, AVON, BROOKFIELD, NET/RIO, etc. Fez o roteiro e a direção de programas de TV para o Canal Futura – Sala de Notícias. Trabalhou na TV UniverCidade como Redator e Supervisor de Roteiros, tendo também ministrado a Técnica de Linguagem Audiovisual para Televisão aos alunos estagiários.

Vencedor do Concurso de videoclipe com o roteiro e direção para o músico Marcelo D2 promovido pelo canal Globosat Multishow/2006. Finalista, classificado entre os 10 melhores roteiros no concurso Dirija seu Talento, promovido pelo canal Globosat USA Network para todo Brasil. Roteirista e diretor do curta Gota d’água, participante do Primeiro Festival JB de Cine-Digital e do curta A Reunião feito no SENAC/RJ.

VIcente.jpg

Também escreve esquetes de humor para internet (algumas no programa que também produziu chamado Dedo Indicador) e contos ainda não publicados. Atualmente está filmando dois curtas de sua autoria.  

 

Formado pela FACHA/RJ em Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Fez aulas particulares com Jorge Duran (roteirista de Pixote e Lucio Flávio - Passageiro da Agonia). Fez a Oficina de Roteiro da Rio Filme e inúmeros cursos de roteiro com profissionais da área.

bottom of page