top of page

História

CACHAÇA FILMES

Fundada pelos cineastas Beto Besant e Allan Schneider, tem a proposta de produzir festival de cinema, filmes de curta e longa-metragem, séries de TV, making of de filmes e séries, espetáculos teatrais, entrevistas, além de críticas de cinema e teatro. O nome partiu de conversas que a dupla tinha com o renomado diretor de arte Pierino Massenzi - que trabalhou em mais de 40 filmes para a Cia Vera Cruz - e dizia: "O cinema é uma cachaça".

Só que é do ramo sabe mesmo compreender essa paíxão, que faz com que a pessoa abdique de tudo para trabalhar com ela até o último dia de sua vida. Afinal, não vemos nenhum cineasta dizer que "está aposentado", né? 

Apaixonados pela Amazônia, a partir de 2021 Besant e Schneider passaram a realizar vídeos institucionais e empresariais No Amazonas, mais precisamente na cidade de Coari. Vindo a registrar sua filial na cidade em dezembro do mesmo ano. Atualmente comandam as duas empresas paralelamente, vivendo entre os Estados do Amazonas e São Paulo.

Beto Besant

Funções: roteirista, diretor, operador de câmera, diretor de arte e editor

 

Formado em cinema pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV – Santo André e em Operação de Câmera Pelo SENAC, tem formação em jornalismo, música e artes plásticas. Cursou Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM).

Seu primeiro curta-metragem – Sonho de Valsa - já contou com atores de renome nacional como Leopoldo Pacheco, Mayara Magri, Cláudio Curi e foi exibido em dezenas de festivais por todo o país e até em Fort Lauderdale/EUA.

É roteirista e diretor do longa-metragem Gosto de Fel (em finalização pelo PROAC 27) e da série Linda de Morrer (em negociação, com piloto pronto). Atualmente produz o longa-metragem HERMANOS – O DNA dos Deuses, vencedor do PROAC nº 48 – Histórico de Realização – um road movie que se passa no Brasil, Bolívia e Peru, e conta com a atriz Bárbara Borges no elenco.

É o diretor/curador do FIA CINE – Festival Ibero-americano de Cinema, que está na décima edição e se notabilizou por sempre contar com os jurados mais renomados do país. Também é editor do site e canal Cachaça Filmes, onde publica críticas e entrevistas sobre os lançamentos do cinema. É diretor de making of e still de séries de TV como Carcereiros (TV Globo) e Colônia (Canal Brasil). Já dirigiu nomes como Ney Matogrosso, Caco Ciocler, Lucélia Santos, Elias Andreato, Flávio Galvão, entre outros.

Seus curtas Sonho de Valsa, FALE AGORA - ou cale-se para sempre, Vestígios e Para sua namorada preparar um strip-tease inesquecível viajaram por festivais de todo o Brasil e alguns internacionais.

Seu trabalho é muito bem aceito na cidade de Luanda (Angola).

Em teatro, Beto Besant participou o grupo Velha Companhia, e dirigiu espetáculos como Um Casamento do Além, Histórias do Além, Ribeirão Pires – de Caaguaçu a Pérola da Serra, Santo Antônio – contos e cânticos (todos espetáculos interativos) e Uma Amizade Mais que Colorida.

Os espetáculos foram apresentados no teatro das Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Cemitério da Consolação e Museu de RIbeirão Pires. É roteirista e diretor do longa-metragem Gosto de Fel (em finalização pelo PROAC 27) e da série Linda de Morrer (em negociação, com piloto pronto). de Ribeirão Pires, Museu Castelinho (Paranapiacaba), Capela de Santo Antonio (Ribeirão Pires), etc.

Também é parecerista de projetos audiovisuais nos estados do Ceará e Espírito Santo.

Allan Schneider

Funções: ator e produtor

Ator e produtor de filmes de longas como Gosto de Fel (longa-metragem em finalização) vencedor do PROAC 27 – Complemento de Finalização, e HERMANOS – O DNA dos Deuses (vencedor do PROAC 48 - Histórico de Realização) um road movie que se passa em três países e tem a participação da atriz Bárbara Borges. Também atuou e produziu os curtas-metragens Sonho de Valsa, Vestígios, Para sua namorada preparar um striptease inesquecível e Fale agora - ou cale-se para sempre (curtas-metragens) e o episódio piloto da série Linda de Morrer; todos dirigidos pelo seu sócio, Beto Besant. Filmes de grande sucesso e alguns prêmios em festivais brasileiros e estrangeiros.

IMG_8690.jpg

Produziu e atuou em espetáculos teatrais como Amizade mais que colorida (de Wilson Coca), Histórias do Além, Um Casamento do Além, Ribeirão Pires - de Caaguaçu A Pérola da Serra e Santo Antônio - Contos e Cânticos.  Atualmente produz a décima edição do FIA CINE - Festival Ibero-americano de Cinema, que sempre tem grandes participações, como o cineasta mexicano Guillermo Arriaga, o ator argentino Javier Drolas, o maestro espanhol Andreu Jacob, atores como Matheus Nachtergaelle, Cláudia Abreu, Zezé Motta, Taumaturgo Ferreira e Eduardo Moscovis, diretores como Sergio Rezende, João Batista de Andrade e Beto Brant, e roteiristas como Paulo Cursino, Fernando Bonassi e Marçal Aquino. Além de produtores de renome internacional como Rodrigo Teixeira (produtor de Ad Astra, com Brad Pitt) e Daniel Dreyfuss (vencedor de 4 Oscars com Nada de Novo no Front). Também foi diretor de produção na Super Câmera, produtora de Emerson Muzelli (TV Globo). 

 

Também escreve esquetes de humor para internet (algumas no programa que também produziu chamado Dedo Indicador) e contos ainda não publicados. Atualmente está filmando dois curtas de sua autoria.  

 

Formado pela FACHA/RJ em Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Fez aulas particulares com Jorge Duran (roteirista de Pixote e Lucio Flávio - Passageiro da Agonia). Fez a Oficina de Roteiro da Rio Filme e inúmeros cursos de roteiro com profissionais da área.

bottom of page