top of page

História

CACHAÇA FILMES

Razão Social: LUZ CAMERA CINEMA TEATRO LTDA - ME

CNPJ: 14.096.652/0001-86 (Matriz)

        14.096.652/0002-67 (Filial)

Fundada pelos cineastas Beto Besant e Allan Schneider, tem a proposta de produzir festival de cinema, filmes de curta e longa-metragem, séries de TV, making of de filmes e séries, espetáculos teatrais, entrevistas, além de críticas de cinema e teatro. O nome partiu de conversas que a dupla tinha com o renomado diretor de arte Pierino Massenzi - que trabalhou em mais de 40 filmes para a Cia Vera Cruz - e dizia: "O cinema é uma cachaça".

Só que é do ramo sabe mesmo compreender essa paíxão, que faz com que a pessoa abdique de tudo para trabalhar com ela até o último dia de sua vida. Afinal, não vemos nenhum cineasta dizer que "está aposentado", né? 

Apaixonados pela Amazônia, a partir de 2021 Besant e Schneider passaram a realizar vídeos institucionais e empresariais No Amazonas, mais precisamente na cidade de Coari. Vindo a registrar sua filial na cidade em dezembro do mesmo ano. Atualmente comandam as duas empresas paralelamente, vivendo entre os Estados do Amazonas e São Paulo.

Beto Besant

ADOLFO HUMBERTO STRUFALDI (em artes Beto Besant)

DRT nº 0057744/SP

Funções: roteirista, diretor, operador de câmera, diretor de arte e editor

 

Formado em cinema pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV – Santo André e em Operação de Câmera Pelo SENAC, tem formação em jornalismo, música e artes plásticas. Cursou Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM).

Seu primeiro curta-metragem – Sonho de Valsa - já contou com atores de renome nacional como Leopoldo Pacheco, Mayara Magri, Cláudio Curi e foi exibido em dezenas de festivais por todo o país e até em Fort Lauderdale/EUA.

É roteirista e diretor do longa-metragem Gosto de Fel (em finalização pelo PROAC 27) e da série Linda de Morrer (em negociação, com piloto pronto). Atualmente produz o longa-metragem HERMANOS – O DNA dos Deuses, vencedor do PROAC nº 48 – Histórico de Realização – um road movie que se passa no Brasil, Bolívia e Peru, e conta com a atriz Bárbara Borges no elenco.

É o diretor/curador do FIA CINE – Festival Ibero-americano de Cinema, que está na décima edição e se notabilizou por sempre contar com os jurados mais renomados do país. Também é editor do site e canal Cachaça Filmes, onde publica críticas e entrevistas sobre os lançamentos do cinema. É diretor de making of e still de séries de TV como Carcereiros (TV Globo) e Colônia (Canal Brasil). Já dirigiu nomes como Ney Matogrosso, Caco Ciocler, Lucélia Santos, Elias Andreato, Flávio Galvão, entre outros.

Seus curtas Sonho de Valsa, FALE AGORA - ou cale-se para sempre, Vestígios e Para sua namorada preparar um strip-tease inesquecível viajaram por festivais de todo o Brasil e alguns internacionais.

Seu trabalho é muito bem aceito na cidade de Luanda (Angola).

Em teatro, Beto Besant participou o grupo Velha Companhia, e dirigiu espetáculos como Um Casamento do Além, Histórias do Além, Ribeirão Pires – de Caaguaçu a Pérola da Serra, Santo Antônio – contos e cânticos (todos espetáculos interativos) e Uma Amizade Mais que Colorida.

Os espetáculos foram apresentados no teatro das Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Cemitério da Consolação e Museu de RIbeirão Pires. É roteirista e diretor do longa-metragem Gosto de Fel (em finalização pelo PROAC 27) e da série Linda de Morrer (em negociação, com piloto pronto). de Ribeirão Pires, Museu Castelinho (Paranapiacaba), Capela de Santo Antonio (Ribeirão Pires), etc.

Também é parecerista de projetos audiovisuais nos estados do Ceará e Espírito Santo.

Allan Schneider

EDUARDO SCHECK (em artes Allan Schneider)

Funções: ator e produtor

Ator e produtor de filmes de longas como Gosto de Fel (longa-metragem em finalização) vencedor do PROAC 27 – Complemento de Finalização, e HERMANOS – O DNA dos Deuses (vencedor do PROAC 48 - Histórico de Realização) um road movie que se passa em três países e tem a participação da atriz Bárbara Borges. Também atuou e produziu os curtas-metragens Sonho de Valsa, Vestígios, Para sua namorada preparar um striptease inesquecível e Fale agora - ou cale-se para sempre (curtas-metragens) e o episódio piloto da série Linda de Morrer; todos dirigidos pelo seu sócio, Beto Besant. Filmes de grande sucesso e alguns prêmios em festivais brasileiros e estrangeiros.

IMG_8690.jpg

Produziu e atuou em espetáculos teatrais como Amizade mais que colorida (de Wilson Coca), Histórias do Além, Um Casamento do Além, Ribeirão Pires - de Caaguaçu A Pérola da Serra e Santo Antônio - Contos e Cânticos.  Atualmente produz a décima edição do FIA CINE - Festival Ibero-americano de Cinema, que sempre tem grandes participações, como o cineasta mexicano Guillermo Arriaga, o ator argentino Javier Drolas, o maestro espanhol Andreu Jacob, atores como Matheus Nachtergaelle, Cláudia Abreu, Zezé Motta, Taumaturgo Ferreira e Eduardo Moscovis, diretores como Sergio Rezende, João Batista de Andrade e Beto Brant, e roteiristas como Paulo Cursino, Fernando Bonassi e Marçal Aquino. Além de produtores de renome internacional como Rodrigo Teixeira (produtor de Ad Astra, com Brad Pitt) e Daniel Dreyfuss (vencedor de 4 Oscars com Nada de Novo no Front). Também foi diretor de produção na Super Câmera, produtora de Emerson Muzelli (TV Globo). 

 

bottom of page