
Warley Santana
ator/apresentador
maestro
maestro
Marcílio Moraes
Marcílio Moraes
Marcílio Moraes


O festival busca promover a cultura cinematográfica na região e em todo o Grande ABC, propondo levar entretenimento gratuito de qualidade às pessoas, além de disseminar o interesse pelo curta metragem. Pretendemos levar a “indústria do cinema” até a região para que profissionais da área percebam seu potencial cinematográfico, com arquitetura, clima e paisagens únicos, desenvolvendo seu potencial turístico e impulsionando a economia local.
O troféu se chama MOJICA, em homenagem à obra de José Mojica Marins, mais conhecido por seu personagem “Zé do Caixao” (ou Coffin Joe nos EUA).
Nesta segunda edição o festival se ampliou, além de acontecer na Vila de Paranapiacaba também aconteceu na Cidade de Mauá/SP, tendo exibições no Teatro Municipal de Mauá.
Reportagem para o Programa de Otávio Mesquita (BAND) sobre o 2º CURTA NEBLINA
Filmes do II CURTA NEBLINA vão para o Cine MuBE - Vitrine do Cinema Independente

O crítico de cinema Christian Petermann convidou alguns dos filmes selecionados para o "2º CURTA NEBLINA - Festival Latino Americano de Cinema" para participarem do Cine MuBE - Vitrine do Cinema Independente, do qual é curador.
Os filmes são: Formigas, Vela ao Crucificado, Garoto Barba, Maresia, O Som do Tempo, Pedaço de Papel e Depois da Curva.
Para quem quiser informações sobre o festival, veja em:
CERIMÔNIA DE ABERTURA
Apresentação

Warley Santana
ator/apresentador
Formado em Artes Cênicas, fez cursos de interpretação para cinema com diferentes métodos. Além de ator, é formado em letras tradutor-intérprete de inglês e espanhol e viajou mais de quinze países nessa profissão. Com dois meses de curso de teatro fez seu primeiro comercial de TV. Depois disso, não parou mais, foram mais de vinte comerciais de grandes marcas, como: Volkswagen, Fiat, Vivo, Kaiser, Amanco, Fila, Net, Microcamp, Brahma (com Ronaldo Fenômeno - na Espanha) e muitos outros. Faz parte da nova geração de atores brasileiros, dedica-se ao cinema e ao teatro e estreou na TV como assessor de imagem do CQC. Em pouco tempo seu nome se tornou conhecido em todo o país. É um dos atores mais atuantes em curtas metragens no país, são mais de 30, além de alguns longas.
Seu trabalho mais recente em longa-metragem se chama O Filme dos Espíritos, que deve estreiar nos cinemas até o final de 2010. Gravou tambéms duas Webséries, O Legado, da Editora Abril, série Copie e Cole, do MSN e participação para o Cartoon Network. Voltou à TV trabalhando no elenco de O Formigueiro, da Rede Bandeirantes. Também faz shows Stand Up por todo o país.
SHOW

Russo
Russo tem em seu currículo mais de 40 apresentações em um único programa de TV e outras tantas em diversas emissoras.Já perdeu a conta de quantos shows realizou por todo o país. Antes de partir para carreira solo, foi integrante da Banda Búfalo, uma banda de country que permitiu com que, hoje, Russo mostre as influências deste ritmo em seu repertório, além da fusão de rock clássico, blues e jazz. Destacando, também, suas imitações incomparáveis de Janis Joplin e Louis Armstrong. Com todas essas misturas, o cantor chamou a atenção e atraiu o respeito de muitos artistas, o que lhe rendeu convites para abrir shows de bandas internacionais como The Doors, Nazareth e Steppenwolf. E nacionais como Cássia Eller, Titãs, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Ira, Zé Ramalho, Ivete Sangalo, Skank, Cidade Negra, etc.
Após a Cerimônia de Abertura, o festival oferecerá uma pequena recepção aos convidados. Após o lançamento do 1º CD (em 2005), intitulado "Palavras" pela Warner Music, Russo niciou o projeto Russo in Concert que conta com 4 CDs e tem a maioria das músicas que o cantor interpreta em seus shows. Fez uma apresentação especial aos convidados da Cerimônia de Abertura do "2º CURTA NEBLINA - Festival Latino-Americano de Cinema".
JURADOS

diretor
JOÃO BATISTA DE ANDRADE
Tem na carreira documentários como "Migrantes" (melhor filme no Festival da Bahia) e "Greve!" (Prêmio especial do Juri - I Festival Internacional de Havana). Diversos filmes para TV (Globo Repórter, TV Cultura, etc). Quinze longas-metragens como “Gamal”, com Paulo Cesar Peréio e Joana Fomm (prêmio Air France, diretor revelação), “Paulicéia Fantástica” (Documentário), "Doramundo" (Melhor Filme/ Melhor Diretor Festival de Gramado), "Wilsinho Galiléia" (para TV, proibido pela censura do Regime Militar), "O Homem que Virou Suco" (Melhor Filme, Medalha de Ouro, Festival Internacional de Moscou, Prêmio da Crítica, Nevers/França) “A Próxima Vítima” com Antônio Fagundes, Othon Bastos e Mayara Magri, "Céu Aberto" - sobre a morte
de Tancredo Neves e transição para a democracia (Prêmio Especial do Júri Internacional, FEST-RIO, Prêmio OCIC Internacional Melhor Filme, entre outros prêmios nacionais e internacionais), “O País dos Tenentes” - com Paulo Autran (Cinco Prêmios no Festival de Brasília, Prêmio Melhor Filme Riocine), "O Cego que Gritava Luz", "O Tronco" (Melhor Filme no Festival de Brasília, Melhor Diretor no Festival de Recife). Produziu "Uma Vida em Segredo", dirigido por Suzana Amaral. Dirigiu e co-produziu "Vida de Artista" (Melhor Filme na Mostra do filme Livre-Rio).
Foi nomeado Secretário de Cultura do Estado de São Paulo. Realizou o filme “Vlado, 30 anos depois”, sobre seu amigo jornalista Vladimir Herzog (morto numa prisão militar da ditadura). Dirigiu “Veias e Vinhos, uma História Brasileira” e “Travessia”.
Foi presidente da Associação de Cineastas de São Paulo (APACI), Cinemateca Brasileira e Conselheiro do Museu da Imagem e do Som (MIS/SP) .
Foi um os jurados do 2º CURTA NEBLINA.
É um dos diretores mais conceituados do teatro brasileiro, tendo dirigido nomes com Paulo Autran, Marília Pêra, Maria Bethânia, Marília Gabriela, etc.
RUBENS EWALD FILHO
crítico de cinema
Rubens Ewald Filho foi o primeiro a escrever sobre filmes na TV, sobre vídeo, depois sobre DVD. Foi o primeiro crítico a trabalhar numa televisão por assinatura, vindo depois a virar diretor de programação e produção da HBO Brasil. Esteve por uma temporada no Telecine e atualmente está no programa TNT Mais Filme. Também fez cinema como ator e roteirista, escreveu telenovelas.

A mais premiada foi “Éramos Seis”, (parceria com Silvio de Abreu), em duas versões na Tupi e no SBT e também na Band, com “Dracula, um Homem Muito Especial” (com Rubens de Falco) rodada em Paranapiacaba por sua sugestão. Atualmente é diretor teatral em sucessos como “Querido Mundo”, “Hamlet Gashô”, e “O Amante de Lady Chatterley”. Também é conhecido como o Homem do Oscar, depois de comentar 24 vezes a festa dos Academy Awards para o Brasil (atualmente para a TNT, onde comenta também o Globo de Ouro). Trabalhou nos principais órgãos de imprensa do Brasil, nas emissoras de Televisão (TV Cultura, Rede Globo e Rede Record). É Consultor/Criador do Projeto Paulínia Magia do Cinema/Pólo de Cinema e Diretor do Festival de Paulínia (cidade co-produtora de mais de 60 filmes recentes). Lançou os livros: “O Cinema vai à Mesa” e “Bebendo Estrelas”. Também é Coordenador da Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que já lançou mais de 215 títulos de resgate e preservação da memória cultural do Brasil. Já publicou mais de 29 livros (vai sair logo nova edição revista do Dicionário de Cineastas).
Natural de Santos, atualmente escreve para o portal R7.com onde tem blog diário e grava comentários e entrevistas em vídeo, Radio Jovem Pan, A Tribuna de Santos (e de Vitória, ES) e TNT.

ROSI CAMPOS
atriz
Atriz de teatro, cinema e televisão. Fundadora e ativa participante de diversos grupos da cena paulistana, entre eles o Grupo Mambembe, o Teatro do Ornitorrinco e o Circo Grafitti. Rosi Campos é uma atriz de múltiplos talentos – canta, dança e interpreta e realizou trabalhos de destaque em sua carreira artística.
Realizou dezenas de trabalhos em Cinema, TV e Teatro. Como as novelas: "Cama de Gato", "A Favorita", "O Profeta", "América" e "Da Cor do Pecado" e a minissérie "A Casa das Sete Mulheres" (todas na Rede Globo). Na TV Cultura fez o programa "Castelo Ra-tim-bum".
No cinema fez: "Castelo Rá-tim-bum - o filme", "Avassaladoras", "O Menino da Porteira" e mais recentemente "Chico Xavier" (maior bilheteria de um filme brasileiro nos últimos tempos).
No teatro fez peças como: "Almanaque Brasil", "Alô, Alô, Teresinha!" e "A Saga da Bruxa Morgana".
Ganhou os prêmios: APCA, APETESP, SHELL e MAMBEMBE. Também ganhou no festival de Cinema de Gramado o KIKITO (pelo curta-metragem "O Amor que Fica"). (foto de Alessandro de Moura)
CINEASTA
KAPEL FURMAN
Cineasta, artista plástico e diretor de efeitos especiais, coordenador de ações e especialista em armas, maquiagens de efeitos, atua na área há mais de dez anos, fazendo parte de uma nova geração responsável pela modernização estética do cinema nacional. Premiado internacionalmente por seus trabalhos, foi indicado para Melhores Efeitos Especiais pela Academia

Brasileira de Cinema com o filme "Encarnação do Demônio" e "O Cheiro do Ralo", premiado no Buenos Aires Rojo Sangre com o Palmares Mejores Efeitos Especiales e no Seul International Cartoon and Animation Festival, na Coréia.
Fez a coordenação de efeitos especiais de longas como "Boca do Lixo" (2009) de Flavio Frederico, "Reflexões de um Liquidificador" (2008) de André Klotzel, "Plastic City" (2008) uma produção Brasil-China do cineasta Yu Li-kwai, "The Gainsville Ripper" (2008) de Josh Towsend, e "O Cheiro do Ralo" (2005) de Heitor Dália. Em "Garotas do ABC" (2002) de Carlos Reichenbach e "Amarelo Manga" (2003) de Cláudio Assis, foi responsável pela maquiagem de efeito.
Na TV, foi responsável pelos efeitos especiais de projetos publicitários para Sky e Oi TV; série “9mm: São Paulo”, seriado “Antonia”, seriado “Carandiru”, novela “Metamorphoses” e “A Turma do Gueto”.
Atualmente está finalizando como diretor e roteirista seu longa-metragem chamado “Pólvora Negra".
Além de ser um dos jurados, esteve presente durante o festival, contribuindo imensamente com a troca de informações e experiências sobre cinema.
HOMENAGEADA

Silvetty Montilla
drag queen
A Drag queen, atriz e cantora participou de programas de TV como o humorístico "Toma Lá Dá Cá" (TV Globo), "Brothers" (Rede TV) e "Domingo da Gente" (SBT). É repórter especial do programa "TV Fama" (Rede TV) e apresentadora oficial da Parada GLBTT de São Paulo. A mais requisitada drag queen do país e não existe evento importante do gênero no país que não tenha Silvetty Montilla como apresentadora. Já se apresentou na Inglaterra, Alemanha e Itália e gravou dois Cd's.
0 festival realiza uma seleção especial de filmes que abordem o tema DIVERSIDADE SEXUAL. Para a segunda edição do evento a mostra se chamará MOSTRA SILVETTY MONTILLA como homenagem a tudo que ela representa para este público e toda a sua importância para a diminuição da homofobia.
Silvetty esteve presente no festival no dia 16/10, apresentando os filmes em sua homenagem.
ATIVIDADES
Fernando Bonassi
Workshop de Roteiro
Nasceu em 1962, no Bairro da Moóca, em São Paulo. É roteirista, dramaturgo, cineasta e escritor de diversas obras, entre elas: Subúrbio (Ed. Objetiva), Passaporte e Declaração Universal do Moleque Invocado (ambos pelas Cosac & Naify). No cinema, destacam-se os roteiros de Os Matadores (de Beto Brant); Estação Carandiru (de Hector Babenco), Cazuza (de Sandra Wernneck) e Lula, o Filho do Brasil (de Fábio Barreto). No teatro, as montagens de Apocalipse 1,11 (em colaboração com o Teatro da Vertigem); Souvenirs (com direção de Márcio Aurélio); Arena Conta Danton (com direção de Cibele Forjaz) e O Incrível Menino na Fotografia (texto e direção). Vencedor da bolsa de artes do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio) passou o ano de 1998 escrevendo em Berlim Tem diversos prêmios como roteirista e dramaturgo, além de textos em antologias na França, EUA e Alemanha. Colunista do jornal Folha de São Paulo entre 1997 e 2006. É roteirista do seriado FORÇA TAREFA da Rede Globo de Televisão. Um dos mais renomados roteiristas do país, fez um Workshop de Roteiro e falou sobre sua extensa carreira.


Encontro com
Com uma das mais extensas cinematografias do país (vide currículo), João Batista de Andrade fez uma conversa descontraída com o público durante o II CURTA NEBLINA - Festival Latino-Americano de Cinema. O encontro aconteceu na Estação Cavern Club, localizada na parte histórica da Vila de Paranapiacaba.
A ocasião foi uma oportunidade única para que os moradores da Vila de Paranapiacaba e amantes do cinema pudessem conhecer particularidades acerca da produção do filme "Doramundo", filme que tornou conhecida a Vila.
Exibição especial do filme DORAMUNDO
João Batista de Andrade
Exibição do filme DORAMUNDO
"Doramundo", rodado na Vila de Paranapiacaba no ano de 1978, terá exibição especialíssima durante o festival.
O filme foi dirigido pelo renomado cineasta João Batista de Andrade e tem entre os roteiristas o cineasta Alain Fresnot, o lendário jornalista Vladimir Herzog e o próprio diretor .
O longa conta a história de uma vila ferroviária onde misteriosos assassinatos começam a acontecer. Durante as investigações, um triângulo amoroso vem à tona.
No elenco, grandes nomes como: Antônio Fagundes, Irene Ravache, Armando Bógus, Denise Del Vecchio, Rolando Boldrin e Olney Cazarré.
Premiado como Melhor Filme no Festival de Gramado de 1978.
O filme foi exibido no dia 15/10 (sexta-feira) às 14h. Ocasião em que houve um "bate-papo" entre o público presente com o diretor/roteirista do filme João Batista de Andrade mediado pelo crítico de cinema Celso Sabadin.
PROGRAMAÇÃO
Programa A – Bloco 1
1. Nas Duas Almas - Vebis Júnior (Mini DV) FICÇÃO - São Bernardo do Campo / SP
2. Garoto Barba – Christopher Faust (HD) FICÇÃO – Curitiba / PR
3. Formigas – Caroline Fioratti (35mm) FICÇÃO – São Paulo / SP
Programa A – Bloco 2
1. Celebridades Anônimas – Rubens Romero (DV CAM) DOC – São Paulo / SP
2. Los Minutos, Las Horas – Janaina Marques Ribeiro (35mm) FICÇÃO – Havana / Cuba
3. Marimbondo Amarelo – Amarildo Pessoa (Mini DV) FICÇÃO – Goiânia / GO
Programa B – Bloco 1
1. O Último Dia – Elder Fraga (HDV) – FICÇÃO – São Paulo / SP
2. Maresia – Christian Schneider e Natália Piva Chim (Super 8/35mm) FICÇÃO – Porto Alegre / RS
3. Jardim Beleléu – Ari Cândido Fernandes (Super 16 mm) FICÇÃO – São Paulo / SP
4. O Som do Tempo – Petrus Cariry (HD) DOC – Fortaleza / CE
Programa B – Bloco 2
1. No es mucho lo heredamos de nuestro abuelo – Fernando Dominguez (HD) FICÇÃO – Argentina
2. Fractais Sertanejos – Heraldo Cavalcanti (HDV) DOC - Rio de Janeiro / RJ
3. Ballet das Coisas – Bruna Granucci (HDV) FICÇÃO – Florianópolis / SC
Programa C – Bloco 1
1. O Guardado – Marcelo Felipe Sampaio (HD) FICÇÃO – São Bernardo do Campo / SP
2. Número Zero – Cláudia Nunes (Super VHS) DOC - Goiânia / GO
3. A Vermelha Luz do Bandido – Pedro Jorge (HDV) DOCUDRAMA – São Paulo / SP
Programa C – Bloco 2
1. Pedaço de Papel – Cesar Raphael (35mm) FICÇÃO – Belo Horizonte / MG
2. Sinsabor – Pablo Gonzalo Pérez (Super 16mm) FICÇÃO – Argentina
3. Vela ao Crucificado – Frederico Machado (35 mm) FICÇÃO – São Luis / MA
Mostra Silvetty Montilla – Parte 1
-
A Cauda do Dinossauro – Francisco Garcia (35mm) FICÇÃO – São Paulo/SP
-
Sitiados – Marcello Quintella e Boynard (HD) FICÇÃO - Rio de Janeiro/RJ
-
Retratos – Leo Tabosa e Rafael Negrão (Mini DV) – DOC – Recife / PE
Mostra Silvetty Montilla – Parte 2
-
Depois da Curva – Helton Paulino (HD) FICÇÃO – Campina Grande / PB
-
Maria de Kalú – Carlos Mosca e Ronaldo Nerys (Mini DV) DOC – Campina Grande / PB
-
Dorsal – Pablo Delgado (HD) FICÇÃO – México
PRÊMIOS
Como todo festival totalmente independente, o CURTA NEBLINA - Festival Latino-Americano de Cinema depende exclusivamente de seus apoiadores para poder oferecer prêmios aos filmes e roteiros que se destacam.
E por isso, queremos agradecer imensamente pelo apoio de cada artista e cada empresa que se dispõe - a cada ano - a ceder seus livros, cursos e trabalho para que os filmes e roteiros melhor votados sejam recompensados.
Deixamos aqui um agradecimento especial à Mega Color, Doc Comparato, Romeu Di Sessa, Franthiesco Ballerini, Summus Editorial e Ethos Comunicação & Arte. É uma honra poder contar com a parceria e credibilidade de vocês.
Laboratório
Mega Color
O laboratório Mega Color oferece Revelação e Preparação para Telecine correspondente a 12 latas de negativo 16 mm ou 35mm. O valor deste prêmio é de R$3.542,88.
BlackHouse
A empresa Blackhouse, especializada em serviços relacionados a cinema e publicidade, oferecerá uma cópia em fita Beta Digital de um dos filmes premiados.


Summus Editorial
A Summus Editorial oferece aos filmes premiados os seguintes livros:
-
Vocês ainda não ouviram nada (Celso Babadin)
-
O grande filme (Edward Jay Epstein)
-
Diário de Bollywood (Franthiesco Ballerini)
-
Os cinco Cs da cinematografia (Joseph V. Mascelli)
-
Da criação ao roteiro (Doc Comparato)


Estúdio Leão
O Estúdio Leão faz produções audiovisuais, Mixagens, Captação e edição de vídeo e trilhas sonoras originais.
Oferece o prêmio de Mixagem 5.1 ao festival.
(11) 4509-7897 / 9663-4348
(11) 7894-2868 ID 9*84050
http://www.estudioleao.com/
Sincrônica Trilhas
A Sincrônica Trilhas oferece como prêmio uma trilha sonora original para um filme de até 15 minutos
FILMES PREMIADOS
Fractais Sertanejos – Melhor Roteiro
Formigas – Melhor Direção
No Es Mucho lo que Heredamos de Nuestro Abuelo - Melhor Direção de Fotografia
A Cauda do Dinossauro – Melhor Direção de Arte
Sinsabor – Melhor Trilha Sonora
A Vermelha Luz do Bandido – Melhor Montagem
Dorsal – Melhor Ator
Los Minutos, Las Horas – Melhor Atriz / Melhor Filme
Número Zero – Prêmio Especial do Júri
Ballet das Coisas – Menção Honrosa
O Som do Tempo – Menção Honrosa