top of page

13 EXORCISMOS (idem)



MAIS DO MESMO, COM ALGUMA PERSONALIDADE


por Ricardo Corsetti

É fato que qualquer fã de cinema de horror, minimamente familiarizado com as convenções e clássicos absolutos do gênero, percebe de imediato, que 13 Exorcismos bebe direta e fartamente de duas fontes/ referências básicas: Carrie, A Estranha" (Brian De Palma, 1976), por conta de sua protagonista claramente oprimida pelo fanatismo religioso (católico) de sua mãe e, em segundo lugar, O Exorcista (William Friedkin, 1973) no desenvolvimento da trama.

Mas isso não significa que 13 Exorcismos seja, necessariamente, um filme ruim ou sem qualquer personalidade. Pois o diretor Jacobo Martinez, embora estreante nessa função, conduz a trama com razoável desenvoltura, embora, convenhamos, seja difícil nos convencer, enquanto expectadores, que num espaço de tempo tão curto (já que o filme possui apenas 1h40 min.), de fato, ocorreram 13 Exorcismos (rs).

Mas, felizmente, o carisma e boas atuações dos personagens envolvidos na história, compensam alguns deslizes em termos narrativos.


O fato de se tratar de um filme espanhol (latino) acaba, fatalmente, reforçando o caráter um tanto melodramático da trama. Mas isso não é propriamente um problema, pelo contrário, pois acaba conferindo um humor quase involuntário, em determinadas situações.

A boa trilha sonora também colabora bastante no sentido de manter o clima de tensão constante ao longo de todo o filme.


Longe de ser o mais original ou criativo filme de horror nos últimos anos, 13 Exorcismos, porém, cumpre relativamente bem sua função enquanto entretenimento descompromissado.



Comments


bottom of page