INCOMPREENDIDA (Incomprensa)


Incompreendida e de difícil comunicação

Um universo corrosivo e complexo sobre a questão humana vivenciado em confrontos sucessivos de ideais, declinação psicológica, citação do bullying e transtornos vividos e vistos aos olhos de uma criança. Com temas polêmicos, indiscutíveis e atemporais, a roteirista e diretora Asia Argento (Maldito Coração, 2004) apresenta seu drama Incompreendida.


Aria (Giulia Salermo, See you tomorrow, 2013) vive uma criança problemática de nove anos de idade que conduz a narrativa ao longo do filme que trás abandono, injustiça, conflitos pessoais e mal entendidos, o que a faz um joguete de seus próprios pais, um casal de famosos artistas que não dão a mínima para ela. Há durante a trama conflitos incansáveis e questionamentos diversos citados e vivenciados em torno da problemática infância de Aria.



O equilíbrio para evitar um melodrama enfadonho recai sobre o personagem de Gabriel Garko (Um amor quase perfeito, 2001) ao interpretar o cotidiano de um ator famoso e supersticioso - pai da temperamental Aria - que vez ou outra consegue tirar risos da plateia.

A trilha sonora - em parte escolhida por trazer lembranças da infância da diretora e o restante composta exclusivamente para o filme - apresenta determinados momentos onde podemos extrair a letra como uma história dentro de outra história assim como episódios entrelaçados.


Asia buscou retratar os anos 80 sem utilizar de fotografia caricata em demasia - tão clichês em muitos filmes que citam a mesma época. Utilizando conflitos atrás de conflitos, histeria em excesso e uma prévia do que veremos na cena seguinte, o filme é salvo por Giulia Salermo ao criar uma Aria curiosa e intempestiva que diversas vezes aparenta ter muito mais de nove anos, obtendo desse modo a empatia do público para si e para o filme.


Longe de ser um filme biográfico ou psicológico, Incompreendida segue o significado do verbete no qual - através da direção de Asia - mescla cultura e realidade sob um aspecto infantil, sarcástico e artístico. O filme trafega por diferentes faixas etárias e situações vividas por qualquer um que assista ao filme. Há uma identificação com a história representada, porém sem aspectos de terapia.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now