top of page

ROCK DOG - No Faro do Sucesso (Rock Dog)


Sonhar mais um sonho possível

Rock Dog- No Faro do Sucesso é a mais nova animação da Paris Filmes, que tem sua estreia hoje. Contando com uma narrativa fluida, trivial e popular, somos apresentados a mais um conflito que envolve a relação entre pai e filho, aceitação e jornada de provações do herói na cidade dos sonhos. Um estilo já bastante utilizado em animações do gênero, e neste caso não é diferente. O clássico discurso “acredite nos seus sonhos e tudo se resolverá no final” funciona, e nos apresenta um roteiro permeado de boas músicas ao estilo rock'n’roll.


Primeiro longa autoral do diretor Ash Brannon (Tá Dando Onda, 2007) e com roteiro coescrito com Kurt Voelker (Doce Novembro, 2001) conhecemos o jovem cão Bodi, que vive num vilarejo da colina no alto da montanha. Seu pai o preparara para ser o guarda das ovelhas (hilárias moradoras daquele lugar) a fim de protegê-las dos ataques dos lobos. Acontece que seu filho aspira ser músico, e ainda no vilarejo já começa a fazer os primeiros versos de canções, de posse de um violão artesanal - que desperta a insatisfação do pai.

A premissa das polaridades: do campo à cidade, sonho versus realidade e frustração versus realização, por pouco não cai no lugar comum, e confesso que fiquei feliz pelo personagem Angus (um felino estrela do rock da cidade, tido como referência dos jovens músicos que se apresentam na praça, espécie de Central Park) não se transformar num vilão negativado ao extremo (como nos clássicos personagens da Disney).


Do segundo ato em diante acompanhamos a viagem do cão pastor pela cidade pop e por todo o universo hostil que ela representa: músicos pernósticos, falso ídolo (Angus) à espera de um hit de sucesso para voltar às paradas, o mal circundante representado pelos lobos gângsters e a glorificação apoteótica do reconhecimento do sonho, algo já visto em animações como Zootopia (Byron Howard e Rich Moore, 2016).


Rock Dog – No Faro do Sucesso é leve, despretensioso, divertido e musical. Tem crítico chato que reclama de tudo. Não vá na onda deles. Acredite no seu faro e assista a esta boa animação com a família.


bottom of page