DUNKIRK (Dunkirk)


Consciência do ato fílmico


O diretor Christopher Nolan (Interestelar, 2014) se coloca como um dos realizadores mais interessantes nos últimos anos dentro da indústria e consciente na manipulação do seu material para instigar a sensorialidade no público ao relacionar tema e forma em Dunkirk. O filme carrega marcas de sua autoria já vistas nos trabalhos anteriores e traz algumas experimentações, como todo bom artista inquieto deveria fazer.


O longa-metragem traz novas percepções dentro do gênero de guerra. Seja pelo roteiro - ao não se utilizar da clássica trajetória de um herói que perpassa por várias atrocidades humanas e psicológicas dentro desta circunstância - seja pelos elementos que tais filmes se valem para sua construção: tiroteios, bombas, sangue, vísceras, confronto direto com o inimigo e uma consagração de honra ao mérito por ter sobrevivido e ajudado a nação. Há uma transgressão do gênero, um respiro para além do maniqueismo e ufanismo.

Duas marcas temáticas em seus filmes são o tempo e a memória, e mais uma vez estão colocadas de maneira ressignificada. O ritmo da montagem atrelado à proposta do roteiro em três planos distintos para a elaboração da narrativa: aéreo, marítimo e terrestre. Cada um desses pedaços possui personagens em suas trajetórias e objetivos, em tempos diferentes no diálogo para o todo. Uma hora, um dia e uma semana. Cabe ao espectador se relacionar com os acontecimentos e articular com a sua memória a fragmentação para a composição de uma mesma situação multifacetada.


A fotografia e o som colocam o público em uma imersão seja nos planos aéreos, seja no cair das bombas na praia de Dunkirk. Sente-se a tensão das ações e circunstâncias vivenciadas pelas personagens. A megaprodução conseguiu aliar um tema humano com o avanço da tecnologia cinematográfica para proporcionar de fato uma experiência de linguagem, e não como a maioria dos filmes tem proposto essa relação.


É de fato uma obra expressiva que chama atenção pela sua estética. E dividirá opiniões no quesito dramatúrgico, principalmente para aqueles que procuram um enredo mais tradicional. Para os fãs do trabalho de Nolan é clara uma proposição diferente do que já fez e do que pode vir em futuros trabalhos. Com certeza ganhará prêmios, merecidos pelo panorama do ano até agora. E que seja uma provocação das mais sensatas para os realizadores deste tipo de filme, grandes orçamentos e histórias rasas.


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now