DOIDAS E SANTAS


Comédia requentada e sem graça

Como dizia o saudoso Chico Anysio (1931 - 2012), só existem dois tipos de humor: o engraçado e o sem graça. Em Doidas e Santas temos exatamente um exemplo dos segundo caso. Pode se falar o que quiser, que um filme apela para palavrões, escatologia, o que for, mas se uma comédia não faz rir, é imperdoável.


Adaptada do livro homônimo de Martha Medeiros, a história ainda teve uma adaptação teatral estrelada por Cissa Guimarães, que estranhamente não é a protagonista do filme. Na trama, a psicóloga Beatriz (Maria Paula) vive de dar conselhos sentimentais quando sua própria vida é uma bagunça. Desde seu casamento morno com Orlando (Marcelo Faria) até sua relação conturbada com a filha adolescente Marina (Luana Maia). Esta situação clichê ainda à reforçada com a sua irmã Berenice (Georgiana Góes) - uma vegana que se mete em todos os movimentos em defesa da fauna e flora -, com Valéria (Flávia Alessandra) - uma vizinha que reclama que seu marido é muito atencioso - e ainda com sua mãe Elda (Nicette Bruno), uma aposentada que quer apenas viver a vida.

Como em muitos filmes do gênero, Doidas e Santas é recheado por participações especiais de rostos conhecidos na TV como Samantha Schmütz, Thiago Fragoso e Roberto Bomfim.

O filme é uma sucessão de clichês e situações previsíveis, os atores estão desconfortáveis e estereotipados. A veterana Nicette Bruno atua num registro teatral, sendo que apenas Giorgiana Góes soa mais natural. Os diálogos - sofríveis - procuram inserir sempre que possível as palavras "doida" e "santa", numa grotesca referência ao título do filme.

O experiente diretor Paulo Thiago (Orquestra dos Meninos, 2008) mostra-se deslocado ao tentar apresentar uma comédia urbana e contemporânea em que cai no erro básico de querer escrever e dirigir um gênero tão difícil como este.


O filme tem um ranço de fora de seu tempo - no pior sentido - e em nenhum momento consegue extrair uma situação realmente engraçada. Resultado de uma soma de erros: roteirista/diretor inadequado, elenco fraco e montagem insossa.


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now