Encontro entre cinema italiano e brasileiro
De 10 a 21 de outubro acontece a primeira edição do Italian Film Fest. O evento tem o diferencial de outros do gênero ao mesclar filmes italianos com filmes brasileiros.
Na programação, curtas e longas-metragens de ficção e documentário serão exibidos na UNIBES Cultural, Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Roberto Santos. Também serão exibidas algumas animações de curta-metragem.
Um dos convidados de honra será o ator, diretor e cantor italiano Christian De Sica - filho do lendário ator e diretor Vittorio De Sica (1901 - 1974) com a atriz espanhola Maria Mercader (1918 - 2011). Outro homenageado será o ator Franco Nero, que participou de mais de 230 filmes em 60 anos de carreira. Serão exibidos os filmes Django (Sergio Corbucci, 1966) e Franco Nero, un attore per tutte le stagioni (Adriano Pintaldi, 2016).
Também virão para o evento os cineastas Massimo Scaglione, Peter Marcias e Alberto de Venezia.
Totò - considerado "o Charles Chaplin italiano" - será homenageado com a exibição dos filmes Guardie e ladri (Mario Monicelli e Steno, 1951), Miseria e nobiltà (Mario Mattoli, 1954), L'oro di Napoli (Vittorio De Sica, 1954) e Tutto Totò (Adriano Pintaldi, 2016).
Haverá ainda um workshop de coproduções internacionais com a presença de Roberto Stabile - representante internacional da Anica (Associação Nacional da Indústria Cinematográfica Audiovisual da Itália) - e do diretor da ANCINE Roberto Lima. No evento, estarão presentes cineastas e distribuidores italianos e brasileiros.
A curadoria do Italian Film Fest teve a bela iniciativa de escolher para exibir filmes brasileiros que não tiveram grande distribuição no circuito comercial, como Mataram meu Irmão (Cristiano Burlan, 2013), De Menor (Caru Alves de Souza, 2013) e Divinas Divas (Leandra Leal, 2017).
Todas as atividades e exibições são gratuitas. Para mais informações, consultar www.italianfilmfest.com.br