Uma história na imagem
Muito se fala sobre a imagem, poéticas para sua interpretação, mas ela tem um significado único na relação que cada indivíduo trava pelo seu olhar. A história de uma pessoa perpassa na retina ao se ver uma fotografia. O que cada olho viu ao percorrer para chegar ao encontro de uma foto e ser colocado em xeque. A constituição de um ser pelas imagens e sons, e a síntese diária para a expressão da subjetividade. Nos relacionamos com a vida, pela imagem e som.
Agnès Varda (As Praias de Agnès, 2011) é uma cineasta com uma larga trajetória que tem em sua poética a preocupação com a imagem, a fotografia orgânica com a história pessoal e cotidiana está em seus planos. JR (Inside Out: The People’s Art Project, 2014) é um fotógrafo que instiga as paisagens acomodadas ao olhar de cada indivíduo, ressignifica o espaço com uma imagem dentro da imagem, traz arte e vida pela história de cada um.
Visages, Villages é um filme co-dirigido pelos dois artistas, e a síntese da sensibilidade dos dois proporciona um documentário poético e leve ao escavarem o poder da imagem na história dos seres humanos em relação ao espaço que habitam e perpassam temporariamente.
Em uma viagem artística pela estrada a bordo de um trailer fotográfico, Agnès e JR passam por vilas e conhecem as histórias de seus moradores ao mesmo tempo que deixam marcas fotográficas pela técnica da colagem nesses lugares. A troca humana é intensa e mostrada de maneira leve ao longo do filme. É gostoso mergulhar nas humanidades e nos tocar com memórias que parecem simples, mas são potentes de vivacidade e críticas.
A velhice e a juventude são temas que o documentário faz refletir também. A intersecção de poéticas e o deixar-se levar de um pelo outro. Agnès - com sua carreira e fragilidades pela idade - por exemplo, ao subir em prédios, escadas ou caminhar muito, e a visceralidade e inquietude de JR. Uma troca de ensinamentos em que um é mestre e aprendiz do outro simultaneamente incessantemente enquanto se vive.