top of page

TUDO O QUE TIVEMOS (What They Had)

Quando menos realmente é mais

A primeira coisa que realmente chama a atenção ao assistirmos Tudo O Que Tivemos - estreia na direção da atriz Elizabeth Chomko (A Minha Casa Caiu, 2014) - é mesmo a qualidade do trabalho realizado por seu quase inquestionável elenco. O filme é mesmo um autêntico desfile de grandes atuações.


Hilary Swank (Meninos Não Choram, 1999), por exemplo, apresenta uma atuação contida na maior parte da trama, mas com extrema competência. O veterano Robert Forster (Jackie Brown, 1997), por sua vez, também nos brinda com um autêntico show de absoluta segurança na composição de seu personagem, mesclando humor, amargura e até doçura, sempre na medida certa.


Por outro lado, talvez o único ponto fraco deste elenco espetacular seja mesmo Michael Shannon (12 Heróis, 2018), vivendo o irmão mais velho da personagem brilhantemente executada por Swank. O fato é que, às vezes me parece que desde a época em que o ator viveu aquele já clássico personagem esquizofrênico no belíssimo filme "Foi Apenas Um Sonho (Sam Mendes, 2008), ele incorporou o citado personagem de tal maneira que parece nunca mais ter se libertado dos "tiques e cacoetes" que o caracterizavam.

Do ponto de vista técnico, Tudo O Que Tivemos não apresenta praticamente nenhuma inovação estilística, é inclusive, bastante formal em sua execução. O que no entanto não é demérito algum, muito pelo contrário, pois a opção pela narrativa clássica combina perfeitamente com a história a ser contada, valorizando assim o imenso potencial de seu elenco. Portanto, ponto pra estreante na direção Elizabeth Chomko no que diz respeito ao trabalho de direção de atores. Se bem que, tendo um elenco como este à disposição, que diretor seria capaz de errar?


Em resumo, apesar de seu formalismo narrativo, Tudo O Que Tivemos realmente cumpre o que promete em termos de gerar absoluta empatia em relação a seus carismáticos personagens junto ao espectador. Uma autêntica sessão da tarde em grande estilo.



bottom of page