PETERLOO (idem)


Um filme histórico que dá sono

O filme Peterloo - dirigido por Mike Leigh (Mais um Ano, 2015) - propõe uma viagem à conturbada atmosfera do noroeste britânico em Manchester, mais especificamente em St. Peter's Field.

Após a nomeação de uma liderança corrupta para a região, a população se vê refém de juízes igualmente corruptos e também de uma força policial truculenta que visa o fim das agitações populares. O medo em relação à possibilidade da perda do poder, seja por parte dos magistrados ou da própria coroa britânica, promoveu um dos mais cruéis episódios de repressão popular da história da história da Inglaterra, onde uma população desarmada (leia-se: homens, mulheres e crianças) foi brutalmente agredida ou morta a golpes de espada enquanto outros indivíduos foram atropelados por cavalos, numa tarde que ficou conhecida "O Massacre de Peterloo".


A reconstituição do período histórico retratado nas vestimentas, maquiagem, detalhes de figurino e também cenários, constitui um ponto forte da produção, por ser tudo bastante fiel à estética da época. Mérito da figurinista Jacqueline Durran.


Os discursos são os originais dos discursos proferidos durante o episódio.


Por mais que seja compreensível o fato de se tratar de um filme histórico, é inegável que Peterloo é excessivamente carregado por discursos intermináveis. Tem sempre um discurso motivacional seguido por uma longa salva de palmas. A cada mudança de cena, outro discurso igualmente longo e cansativo e outra salva de palmas.

O filme, provavelmente, deve ser muito mais interessante para estudantes deste período histórico que estejam, por exemplo, fazendo um trabalho sobre o tema. Ou, obviamente, para ingleses desejosos de saber um pouco mais a respeito de sua própria história; ou ainda para imigrantes recém chegados à Inglaterra. Mas para o grande público que, em geral, busca um filme de entretenimento, encarar sua extensa duração de 160 minutos, ainda por cima carregada por seus intermináveis discursos para, apenas em seus 15 minutos finais, mostrar de fato o massacre histórico, realmente não me parece uma boa pedida.


Produzido pela Amazon Prime (serviço de streaming da Amazon), Peterloo é mesmo um ótimo filme pra quem tem muita paciência.


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now