top of page

O PREÇO DA VERDADE (Dark Waters)


Uma verdade assustadora


O Preço da Verdade faz parte de um subgênero que podemos chamar de Thriller Judicial ou Drama de Tribunal. São sempre iguais, temos um protagonista que é uma pessoa que luta por uma causa e precisa de um advogado ou é o próprio que é faz esse papel, uma vítima o procura e este compra a briga. O espectador acompanha a odisseia de pinçarem provas para ajudar na luta contra o antagonista e o clímax é quando a situação é resolvida. O filme em questão, além de carregar consigo a conhecida expressão de ser baseado em história real, não foge à regra do citado subgênero, mas tem uma série de diferenciais que o colocam acima da produção em série típica dos filmes americanos.


O filme parece ser um projeto de Mark Ruffalo (o Hulk da série de filmes dos Vingadores) que atua como produtor e abraça com afinco o papel do protagonista. Interessado e com boas intenções, Mark Ruffalo chamou um ótimo diretor que conduz o filme com mão firme e dá a ele uma atmosfera sombria com tensão crescente. Trata-se de Todd Haynes, que entregou verdadeiras pérolas do cinema como Velvet Goldmine (1998), Longe do Paraíso (Far From Heaven, 2002), Não estou lá (I’m Not There, 2007) e Carol (Carol, 2015).

E para abrilhantar mais ainda, o filme conta com um elenco de peso como Anne Hathaway (8 Mulheres e um Segredo, 2012), Tim Robbins (Um Dia Perfeito, 2015), Bill Pullman (A Guerra dos Sexos, 2017) e Victor Garber (Série Crônicas de São Francisco, 2018). Hathaway faz o papel de esposa em filme de astronauta. O marido advogado vai à luta e ela fica em casa nervosa servindo para ilustrar como o protagonista prejudica sua vida ao abraçar esta odisseia contra um inimigo poderoso. Robbins e Pullman são os colegas de profissão que a apoiam. E o subestimado Garber, cujo papel de maior impacto foi o arquiteto naval Thomas Andrews do filme Titanic (James Cameron, 1997) defende com imponência o papel do representante da DuPont, a empresa vilã do filme.


Por fim temos o protagonista Rob Billot (Mark Ruffalo), um advogado corporativo em plena ascensão na carreira que deixa de lado seus interesses para abraçar a causa de um fazendeiro que está vendo suas criações de animais morrendo de forma estranha e chegou até ele através das indicações de sua avó que ainda mora na zona rural de onde ele veio. O advogado parte para sua terra natal onde confronta suas raízes e sonhos quando adolescente, ao mesmo tempo que identifica sinais de que as águas da região parecem estar sendo poluídas por um elemento químico que causa terríveis deformidades nos animais. Sabendo que poderá perder o que construiu como profissional, ele vai lutar contra uma das empresas mais poderosas do mundo, a DuPont, cujos produtos estão presentes em quase 100% da vida dos habitantes da Terra.


Entre eles, certo produto cuja identificação só aparece na terceira parte do filme e que está presente na vida de todos. A batalha do protagonista é para provar os males que este produto fez na região onde nasceu e os que ele pode produzir na população do mundo inteiro. Ao ver este filme, qualquer espectador vai voltar com certo medo de vários artefatos que fazem parte de sua vida. Neste caso, a verdade assusta mais do que qualquer filme de terror. Este é um filme que todos deveriam ver.

bottom of page