MULHER (Woman)


Um filme necessário


No momento em que o mundo (mesmo apesar do neo-conservadorismo político que se alastra internacionalmente) parece ter finalmente acordado em relação à alarmante questão da violência contra a mulher, um filme como Woman - co-dirigido pela estreante Anastasia Mikova e por Yann Arthus-Bertrand (Humano - Uma Viagem Pela Vida, 2016) - se mostra extremamente urgente e necessário.


Aliás, o documentário não se limita apenas a esse assunto, abordando também a tomada de consciência das mulheres quanto ao seu papel no mercado de trabalho e no mundo. Ou seja, questões como liberdade de conduta (moral, sexual, profissional, etc) e independência financeira, são também diretamente abordadas.


Apesar do formato convencional do filme, realizado quase que inteiramente por meio de entrevistas em primeiro plano (talking heads), o teor dos depoimentos e relatos obtidos em mais de 2000 entrevistas - realizadas com mulheres oriundas de todas as regiões do planeta - compensa o convencionalismo de linguagem utilizado na captação das entrevistas.

Há, por exemplo o emocionante relato de uma mulher recém-divorciada, mas ainda vivendo sob o mesmo teto com seu ex-marido, contando sobre a forma como ele reagiu quando lhe disse que havia conseguido um emprego. O ex-marido, então a questionou: "Mas, como assim alguém lhe deu um emprego?" Ao que ela imediatamente retrucou: "E por que alguém precisaria conforme você diz, 'me dar' um emprego? Por que você não é capaz de enxergar isso como um mérito meu?"


Na sequência, há também o imensamente triste e comovente relato da mulher indiana que teve parte da seu rosto dilacerado por ácido atirado pelo próprio marido, simplesmente porque este não teria recebido do sogro o valor total correspondente a seu "dote" de casamento.


Por meio de uma série de relatos como estes (nunca identificados com os nomes das entrevistadas, inclusive) e também de uma bela fotografia de set, às vezes alternadas com algumas belas imagens externas e também de alguns números experimentais que ilustram os temas abordados, Mulher oferece um abrangente e esclarecedor painel acerca da condição da mulher contemporânea ao redor do mundo.

Filme urgente e necessário, sem a menor dúvida.


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now