O HOMEM DA LUA (Moon Man)



A eterna intolerância humana


Desde o dia 13/08, a Imovision, em parceria com a nova plataforma de streaming do Sesc - SP, estão disponibilizando gratuitamente, o acesso gratuito à animação franco-alemã O Homem da Lua (Stephan Schesch e Sarah Clara Weber, 2012).

Neste simpático filme de animação, a mensagem de tolerância e aceitação ao diferente, dirigida tanto às crianças quanto ao público adulto, é bastante clara.


Pouco tempo após chegar ao nosso planeta, o simpático Homem da Lua, apesar de muito bem intencionado, logo é declarado inimigo público pelo "Presidente do Mundo" que não entende suas intenções pacíficas em relação a nós.


A dupla de diretores de The Cave of the Yellow Dog (2005) aposta na simplicidade em termos de produção e na universalidade de sua mensagem para chamarem nossa atenção em relação à intolerância que ainda rege as diferentes nações que compõem o nosso mundo.

É possível até fazer um paralelo entre O Homem da Lua e o clássico filme O Homem que Caiu na Terra (1976), estrelado por David Bowie, no qual um extraterrestre também vem até nós em missão de paz apenas em busca de água para salvar seu planeta de origem, mas logo é também tratado como um "perigoso inimigo", sendo preso e enviado a um laboratório no qual é praticamente torturado por meio de vários experimentos científicos.


Ainda que aqui falemos de um filme bem mais ingênuo, visto que é voltado sobretudo ao público infantil, O Homem da Lua cumpre bem sua tarefa de nos informar sobre os perigos da intolerância (seja ela de caráter político, religioso ou racial) e dificuldade de aceitação ao diferente, ao "novo" que ainda impera em nosso mundo.



A singela animação, está disponível gratuitamente no site SESC-SP, gratuitamente, desde a última quinta-feira (13/08):


https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/42876/cinema-emcasacomsesc/46178/entre-lacos


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now