AMBULÂNCIA - UM DIA DE CRIME (Ambulance)



MICHAEL BAY DE VOLTA ÀS ORIGENS


por Ricardo Corsetti


Desde a época dos primeiros trabalhos de Michael Bay como diretor - Os Bad Boys (1995) e A Rocha (1996) -, filmes descompromissados e extremamente prazerosos de assistir, o cineasta infelizmente foi tragado tanto pela megalomania em termos de produção, quanto por um "americanismo" intragável, comprometendo em muito a qualidade de boa parte de seus trabalhos posteriores.

Por isso mesmo, é com agradável surpresa que vejo seu mais recente trabalho Ambulância - Um Dia de Crime, onde ele parece ter recuperado o real prazer de fazer cinema, acima dos discursos americanófilos e da megalomania por si só.

O estilo característico do diretor, obviamente marcado por malabarismos de câmera, anteriormente realizados por meio de gruas gigantescas e hoje, muito provavelmente, por meio de drones (visto que há muitas panorâmicas no filme), além da típica montagem extremamente "picotada", claro, continua presente.

A trama - bastante simples e previsível - gira em torno de um assalto que acaba dando errado e, obviamente, faz com que a situação fuja totalmente ao controle de seus idealizadores, envolvendo uma série de pessoas aleatórias e inocentes no decorrer da história. Mas tudo é contado com bastante humor, algumas boas piadas e elenco talentoso. Obs: em determinados momentos, é fato que a verossimilhança é simplesmente jogada para o alto, mas, até aí, pra quem ainda não notou, isso é cinema (o campo absoluto da ficção) e não a realidade, não é mesmo? E como já dizia até mesmo o mestre supremo Alfred Hitchcock (1899 - 1980): "Às vezes, para se construir uma boa cena, é preciso simplesmente esquecer da verossimilhança".


O ótimo elenco principal: Yahya Abdul-Mateen II (A Lenda de Candyman, 2021), Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain, 2005) e Eiza Gonzalez (Godzilla vs Kong, 2021) colabora em muito para o êxito do filme.



O experiente Jake Gyllenhaal, aliás, estranhamente é quem apresenta a atuação mais mediana e previsível. Enquanto Yahya Abdul-Mateen, é puro carisma e Eiza Gonzalez esbanja charme e talento ao viver a socorrista involuntariamente envolvida na trama.


Enfim, se Ambulância - Um Dia de Crime sobrevive bem até à análise de um não fã confesso de Mr. Bay assim como eu. Creio que o filme realmente tem tudo para agradar a seu grande número de fãs ardorosos (eu mesmo, conheço alguns) aqui no Brasil.