BOB ESPONJA: EM BUSCA DA CALÇA QUADRADA (The SpongeBob Movie: Search for SquarePants)
- Antônio de Freitas
- 28 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

ZOADO, HISTÉRICO E DELICIOSO
por Antonio de Freitas
Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada é a volta do querido personagem que foi lançado na TV no início deste século pelo canal Nickelodeon que sempre apresentou produtos de personalidade e qualidade que os levaram ao topo do sucesso com atuação diversificada em mais de um campo. Não foi surpresa nenhuma que este desenho animado que vai na direção contrária da tendência de realismo e tridimensionalidade das produções atuais tenha sido lançado no cinema.

Isto mesmo, o departamento de animações da Paramount não se deixa levar pela onda geral e entra uma bela mistura de animação com cara de tradicional misturada com computação gráfica. A animação chega a ser simples demais, mas só ao ponto de dar o charme que o desenho tem desde quando foi lançado. Está tudo ali, os excessos de vinhetas sonoras, ceninhas que evocam detalhes da cultura pop como filmes famosos em momentos quando até se quebra a quarta parede.
Levando em conta o sucesso com e a empatia do público infantil que já cresceu, Bob Esponja acorda de manhã e descobre que cresceu também. Agora pode entrar em uma montanha russa conhecida como a mais perigosa do universo marinho onde vive. Ao lado de seu amigo Patrick Estrela tenta entrar na Montanha Russa, mas fica com medo e dá uma desculpa para não ir porque tem um assunto a tratar com o Sr. Siriguejo. Este ao notar que Bob está com medo se vangloria de seu passado como marinheiro valente que viajou por todos os mares. Este é o estopim para que ele se aventure em uma missão para provar que é valente e merecedor de um diploma de Bravura.

O grande número de personagens do mundo marinho não faz presença nesta aventura, mas estão muito bem representados pelos já citados Patrick e Sr. Siriguejo e os coadjuvantes Lula Molusco, o Caracol Gary e o vilão Holandês Voador. Em ritmo de Game Show a aventura segue movimentada e com muita música onde cada um dos personagens dá seu show particular em momentos de palhaçada fiéis ao tom que faz sucesso há mais de 25 anos. O humor é infantil, mas não esquece dos maiores que vão rir muito.
Seguindo por um caminho seguro e fiéis as características originais do personagem, a Paramount soube entregar uma produção que consegue escolher o melhor da linguagem de duas mídias, a TV e o cinema, para assim ser uma obra divertida e agradar até á crianças que não conhecem o personagem. E mais ainda, tocar na memória emocional daqueles que um dia foram crianças e assistiram o desenho na TV e hoje já são adultos. E estes vão se divertir muito se esquecerem a idade para se deleitar com este desenho zoado, histérico e delicioso.


Comentários