C.S.I. MIAMI: CASOS REAIS (The Real CSI: Miami)
- Antônio de Freitas
- 8 de jan.
- 2 min de leitura

INVESTIGAÇÃO “DESGLAMURIZADA”
por Antonio de Freitas
C.S.I. Miami: Casos Reais é o mais novo lançamento de uma franquia que completa 25 anos no ar e fazendo sucesso. Isto é um feito difícil de realizar em uma mídia onde a competição é acirrada com um número gigantesco de novas ideias sendo lançadas. E sempre usando uma única ideia que já foi utilizada milhões de vezes na literatura, teatro, cinema e televisão. Ideia esta que explora a fixação das pessoas por crimes e pela dúvida sobre quem foi o autor, como, onde e quando matou.

No final do ano 20000, a Série C.S.I.: Investigação Criminal ( C.S.I.: Crime Investigation) foi lançada com episódios muito bem-produzidos onde um departamento da polícia de Las Vegas, os cientistas forenses, usa as técnicas de laboratórios mais inovadoras do momento para solucionar crimes para lá de complicados. E o sucesso foi imediato com esta produção sempre frequentando a lista das maiores audiências da TV americana até seu final 15 anos depois com um telefilme especialmente produzido para encerrar as trajetórias de seus personagens.
Diante de tanto sucesso não é nenhuma surpresa que os executivos inventaram mais 3 séries “spin-offs”: C.S.I.: NY, C.S.I.: Cyber e C.S.I.: Miami.
E cada uma dessas séries apresentava a mesma estrutura que foi adaptada aos locais onde se passam as histórias e ao meio que foi o caso da Cyber. Mesmo sendo apenas adaptações de uma ideia já muito explorada, essas adaptações continuaram a fazer um tremendo sucesso. Histórias intricadas onde os cientistas lidam com detalhes que, por menor que sejam, podem indicar uma pista para descobrir quem foi o criminoso. E tudo embalado por uma trilha sonora retumbante em linguagem movimentada e recheada de imagens de tecnologia sofisticada que beira a ficção científica e uma certa glamurização da polícia em questão.

25 anos depois dessa explosão de ideias eles lançam esta nova serie que dá uns passos para trás e trilha um novo caminho. Passam para documentar casos reais. A quebra de estilo é muito visível: não há imagens de ficção científica com sequências de teste em laboratório, dramas pessoais dos personagens que tem influência na trama, flertes, choques de personalidades e todas aquelas armas usadas pelos dramas. Eles escolheram depoimentos de vítimas, testemunhas e policiais reais que são feitas de forma bem lacônicas com ausência total do “glamour” das outras séries. As imagens, quando não são apenas pessoas sentadas e depondo diante de um fundo neutro, são tiradas de reportagens, câmeras de segurança, filmagens de câmeras pessoais de policiais ou de pessoas que presenciaram os acontecimentos.
Trocaram a ficção visualmente sedutora pela violenta crueza da realidade. A ideia é seguir na trilha do imenso sucesso dos documentários de crimes reais que estão fazendo muito sucesso nos Streamings de todo mundo e, principalmente, no Brasil. Com certeza esta série vai achar seu nicho e ter um público fiel porque a realidade é muito mais criativa e assustadora do que o mais louco dos roteiristas de ficção.


Comentários