top of page

CAÇA IMPLACÁVEL (Last Seen Alive)



MAIS DO MESMO, MAS COM EFICIÊNCIA


por Ricardo Corsetti


Assim como já havia ocorrido com outros astros hollywoodianos "maduros", tais como: Russell Crowe (Fúria Incontrolável, 2020) e, sobretudo, o grande Liam Neeson (Assassino Sem Rastro, 2021), o eterno personagem do épico "300" (Zack Snyder, 2006), Gerard Butler parece estar prestes a engrossar o filão de veteranos que aderiram à onda de estrelar os novos (e genéricos) "suspenses de ação", conforme demonstra seu mais recente trabalho Caça Implacável.

O novo filme estrelado por Butler, embora siga à risca a fórmula característica do subgênero, seja graças ao carisma do astro escocês, seja graças ao talento narrativo do diretor Brian Goodman (Borboleta Negra, 2017), não decepciona.


Caça Implacável, aliás, se assemelha muito aos clássicos telefilmes dos anos 90, aos quais - aqui no Brasil - víamos na TV aberta, nas sessões Super Cine das nossas noites no sofá de casa. Não por acaso, a origem do citado diretor é justamente a TV norte-americana, o que explica sua evidente familiaridade com o formato.


Ritmo certeiro e clima de tensão permanente caracterizam o longa, que peca apenas no momento em que recorre a uma vexatória cena de explosão (incêndio) em CGI (computação gráfica), capaz de provocar riso nos demais presentes à sessão. Mas, graças aos demais méritos e acertos citados, a risível cena não chega a comprometer o resultado geral.


E apesar do desfecho mais do que previsível, Caça Implacável nos brinda com entretenimento ágil, certeiro e despretensioso. Vale, portanto, uma boa conferida!




VERSÕES DE ROTEIRO

Todos os vencedores no Concurso de Roteiros irão receber uma versão em INGLÊS e outra em ESPANHOL. Dessa forma poderão participar dos mais importantes eventos do gênero no mundo.

Os trabalhos serão realizados por importantes profissionais do mercado: André Duarte e Angelo Dourado.​

Os selecionados e não premiados terão direito a versões com 50% de desconto.

ANDRÉ DUARTE

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa, trabalha como tradutor há quase 20 anos, especializado em roteiros e outros textos para cinema durante mais de metade desse tempo. Realiza traduções de - e para - Português, Inglês, Espanhol e Francês para muitas dezenas de clientes satisfeitos em Portugal, no Brasil, e um pouco por todo o mundo. Com a primeira produção de um roteiro próprio neste mesmo ano de 2024, ganhou também uma paixão pela vertente de produtor e já tem vários outros projetos encaminhados.

WhatsApp Image 2024-07-12 at 18.28.36.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-17 at 01.52.50.jpeg

ANGELO DOURADO

Angelo Dourado é escritor, roteirista e dramaturgo. Nascido em Santos/SPs, é formado em História pela USP e trabalhou durante muito tempo como professor de cursinho pré-vestibular. Estudou cinema e teatro por conta própria, dedicando-se a transformar qualquer assunto numa boa história. Atua no setor de entretenimento desde 2002 como autor de textos teatrais e peças publicitárias, além de ter roteiros selecionados por grandes produtoras em rodadas de negócios. Ministra o curso Estudando Nemo para roteiristas iniciantes e presta serviços de consultoria para quem busca profissionalizar-se na área. Desenvolve o site A Cena Escrita com artigos sobre roteiros  de cinema. Publicou de forma independente o livro O Pescador de Varagrande, com personagens fixos em histórias sensíveis e bem-humoradas, que têm como pano de fundo a cultura caiçara do litoral brasileiro.

bottom of page