top of page

DE REPENTE, MISS

ree

PASSANDO UM TANTO LONGE DO ALVO


por Ricardo Corsetti


Embora seja fato que o Brasil (ou mais especificamente, o cinema brasileiro) sempre teve vocação para o humor, no entanto, ao contrário do que ocorria no tempo das lendárias Chanchadas da década de 50, ou até mesmo em sua "reencarnação" na década de 70, como Pornochanchada; esse humor tipicamente brasileiro acabou perdendo sua eficiência e sobretudo, sua espontaneidade, graças ao padrão, ou melhor, à linguagem televisiva que se estabeleceu como formato padrão no gênero comédia a partir do início dos anos 2000, durante a chamada "retomada" da produção cinematográfica brasileira.


ree

Nesse sentido, De Repente, Miss, infelizmente, não vai muito além de romper com o já desgastado formato de esquete de programa humorístico televisivo presente em 99% das comédias brasileiras realizadas nos últimos 20 anos, pelo menos. E, talvez sejam justamente as amarras impostas por esse formato pseudo-televisivo, que me fizeram achar tão primária a decupagem (escolha de planos e ângulos de filmagem) utilizada pelo estranhamente experiente diretor Hsu Chien (Desapega, 2022).


Só mesmo o carisma de Fabiana Karla (Lucicreide Vai Pro Céu, 2021) consegue, em alguns momentos do filme, torná-lo minimamente agradável e divertido de se ver. Danielle Winitz (Os Farofeiros, 2018), por sua vez, como é usual, parece interpretar a si mesma, ao viver a até que divertida "vilã" da trama.


Pouco inspirado e pouco criativo, De Repente, Miss, em resumo, rende alguns poucos momentos de riso e empatia em relação a sua protagonista. No mais, infelizmente, ficou mesmo apenas na intenção de nos fazer rir.




 
 
 

Comentários


Também escreve esquetes de humor para internet (algumas no programa que também produziu chamado Dedo Indicador) e contos ainda não publicados. Atualmente está filmando dois curtas de sua autoria.  

 

Formado pela FACHA/RJ em Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Fez aulas particulares com Jorge Duran (roteirista de Pixote e Lucio Flávio - Passageiro da Agonia). Fez a Oficina de Roteiro da Rio Filme e inúmeros cursos de roteiro com profissionais da área.

bottom of page