MELHOR SERIA DESAPEGAR DO POLITICAMENTE CORRETO
por Beto Besant
O universo da compulsão pode ser tratado de diversas maneiras e gerar filmes de diversos gêneros como drama, suspense, terror e até mesmo a comédia, como foi escolhido aqui. Porém, há que se aprofundar nas questões para dar maior densidade à trama, o que não acontece aqui.
Desapega conta a história de Rita (Glória Pires), uma acumuladora compulsiva que trabalha como organizadora pessoal e controla sua compulsão liderando um grupo de pessoas problemáticas com a mesma patologia. O jovem senhor Otávio (Marcos Pasquim) acaba por ter um envolvimento com a protagonista. As coisas saem de controle quando Duda - a filha de Rita, interpretada por Maisa Silva - decide mudar-se para o exterior.
Dirigido pelo experiente cineasta Hsu Chien (Quem vai ficar com Mário?, 2021) - também autor do argumento do filme -, Desapega parte de uma premissa com diversas possibilidades, mas se perde por conta do politicamente correto. A nítida preocupação de não ofender a ninguém gerou um filme insosso, sem "tempero", como costuma acontecer com produções nessa linha. Dá até pra ouvir os produtores dizendo: cuidado para não ofender as gordas (duvido até que usem o termo), cuidado para não ofender as loiras, cuidado para não ofender as mulheres com mais de 40 (sendo bem gentil).
Glória Pires está muito bem como a protagonista, mas a diferença de idade para Maisa fica evidente. A jovem atriz segura bem o papel, emulando até um leve sotaque carioca, para não ficar muito distante do personagem de sua mãe. Marcos Pasquim será sempre uma reprodução de seu primeiro personagem, porém, com camisa.
O roteiro, escrito por Leandro Matos (Amor.com, 2017), o filme deixa de se aprofundar nas questões cotidianas dos personagens, como, por exemplo, mostrar os transtornos que elas causam em suas vidas. Limita-se a "situações engraçadinhas" que acontecem com os personagens de acordo com o tipo de compulsão de cada um, como a jovem blogueirinha que não faz nada sem registrar com seu telefone, o homem que todos adulam porque tem o costume de dar presentes, etc. O tipo de filme que nos primeiros minutos, seu desfecho já é previsível.
Desapega é um filme leve, típico "Sessão da Tarde", para toda a família, a ser esquecido após a sessão.
Comments