top of page

DOWNTON ABBEY II: UMA NOVA ERA (Downton Abbey: A New Era)



ree


MUITA POMPA E POUCA NOVIDADE



por Ricardo Corsetti


Filmes que abordam o cotidiano das classes abastadas e seu inevitável choque de costumes e "valores" em relação às classes populares na Inglaterra do início de meados do século XIX, não são novidade. Portanto, é preciso fazê-lo com criatividade e apontando algum diferencial.

ree

E, infelizmente, Downton Abbey II não se enquadra entre os filmes que retratam o período mencionado com brilhantismo e originalidade, assim como ocorre em algumas adaptações da obra da genial escritora britânica Jane Austen, como por exemplo: "Razão e Sensibilidade" (Ang Lee, 1996) e Orgulho e Preconceito (Joe Wright, 2005).


O diretor Simon Curtis (Meu Amigo Enzo, 2019) conduz a trama com razoável competência, mas não é capaz de torná-la realmente empolgante aos olhos de quem (assim como eu) não é necessariamente um aficcionado pelo tema envolvendo as intrigas típicas do universo aristocrático.


O grande destaque aqui, sem sombra de dúvida, vai para a presença de grandes atrizes: a britânica Maggie Smith (Morte Sobre o Nilo, 1978), a norte-americana Elizabeth McGovern (Era Uma Vez na América, 1984), antes reconhecida apenas pela beleza acima da média e hoje confirmando seu crescimento como atriz dramática e, claro, a veteraníssima atriz francesa Nathalie Baye, estrela de clássicos do cinema francês, como por exemplo: O Homem Que Amava As Mulheres (François Truffaut, 1977).


ree

Voltando a Downton Abbey II, o impecável trabalho de direção de arte também merece destaque - assim como a boa fotografia -, mas ainda é muito pouco para justificar uma sequência do primeiro filme Downton Abbey (mais enxuto) realizado, em 2019.




 
 
 

Comentários


Também escreve esquetes de humor para internet (algumas no programa que também produziu chamado Dedo Indicador) e contos ainda não publicados. Atualmente está filmando dois curtas de sua autoria.  

 

Formado pela FACHA/RJ em Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Fez aulas particulares com Jorge Duran (roteirista de Pixote e Lucio Flávio - Passageiro da Agonia). Fez a Oficina de Roteiro da Rio Filme e inúmeros cursos de roteiro com profissionais da área.

bottom of page