Festival de Cinema Russo: VAMOS NOS DIVORCIAR (ANOTHER WOMAN)



COMÉDIA ROMÂNTICA À RUSSA

por Ricardo Corsetti


O ultra-popular formato da comédia romântica de matriz norte-americana já é bastante recorrente nas produções francesas contemporâneas, por exemplo. Portanto, realmente não é de de estranhar que o novo cinema russo também resolva investir nesse filão, que normalmente resulta em duas coisas excelentes para quem o produz: baixo custo de produção e, quase sempre, sucesso de público garantido.

Em Vamos nos Divorciar dirigido pela estreante Anna Parmas, o formato almejado nessa linha da comédia romântica funciona relativamente bem, embora seja fato que a diretora/roteirista às vezes patine um pouco no que diz respeito à condução da trama, bem como também na mescla dos elementos de humor e drama.


O tema que gira em torno da vingança praticada pela esposa quarentona Masha (Anna Mikhalkova), ao se ver trocada por seu marido pela jovem e bela personal trainer Oksana (Yurileva Mayo), se assemelha bastante ao clássico Ela é o Diabo (1989), dirigido pela norte-americana Susan Seidelman e estrelado por Meryl Streep (Entre Dois Amores, 1982). Porém, falta à diretora russa Anna Parmas maior intimidade e desenvoltura com o subgênero comédia romântica, para obter a mesma eficiência com o tema abordado em ambos os filmes.


Mas o filme não é ruim, consegue divertir em determinadas situações, sobretudo quando Masha resolve apelar às "forças sobrenaturais" para tentar manter seu casamento e afastar sua jovem oponente.



Para quem, assim como eu, se habituou a associar o cinema russo à produção altamente autoral e também experimental da ex- URSS, Vamos nos Divorciar irá, no mínimo, causar surpresa ao se constatar que a nova cinematografia russa, assim como ocorre em países como a França e a Itália, por exemplo, busca se desvincular um pouco de seu passado marcado por obras herméticas e voltadas a um público restrito. Em outras palavras, o novo cinema russo parece mesmo estar em busca de "seu lugar ao sol" em relação ao mercado internacional.

Onde assistir:

Festival de Cinema Russo

Período: 10 a 30/12.

Onde: plataforma SPcine Play.

www.spcineplay.com.br

Gratuito