top of page

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS




DELICIOSO DELIVERY DE CINEMA FRANCÊS EM SÃO PAULO



por Ricardo Corsetti


Na última terça-feira (07/11) ocorreu em São Paulo a abertura oficial da mais recente edição do Festival Varilux de Cinema Francês, no Espaço Itaú Augusta (já clássico reduto dos cinéfilos paulistanos).


Conforme ocorre anualmente, o evento foi marcado pela presença de diversos convidados internacionais, dentre eles, boa parte dos diretores e atores responsáveis pelos filmes exibidos naquele dia.


Quatro longa-metragens foram exibidos simultaneamente ocupando, portanto, 4 salas do referido cinema. Dentre eles, tive o prazer de assistir, em primeira mão, a ótima comédia dramática intitulada Making Of, dirigida pelo experiente cineasta francês Cedric Kahn (Arrependimentos, 2009).


Em seu mais recente trabalho, o diretor/roteirista nos presenteia com a interessante e divertida história sobre um diretor que tenta - enfrentando praticamente todos os contratempos e adversidades possíveis numa típica produção cinematográfica - realizar seu sonhado filme a respeito de um grupo de operários que se rebela contra as péssimas condições de trabalho e baixa remuneração a ponto de tomarem, à força, o comando da fábrica onde trabalham.


No entanto, o idealista diretor enfrentará problemas como um ator (protagonista) "estrela" que o tempo todo tenta tomar o comando, ou seja, mandar mais do que o diretor em seu próprio filme. Além disso, suspensão de verba por parte dos produtores que, a todo custo, tentam mudar o final imaginado pelo autor em favor de um desfecho mais "otimista e comercialmente viável".


Ou seja, sobretudo para quem já passou pelo ato de tentar dirigir um filme, ou no mínimo possui qualquer familiaridade com o assunto, como não se identificar com as agruras vividas por este autêntico "operário da sétima arte?"


Após a exibição de Making Of e também dos demais filmes apresentados em outras salas do Espaço Itaú, foi servido um ótimo coquetel de confraternização a todos os convidados presentes. E, conforme ocorre todo o ano, o conjunto formado pela exibição de ótimos filmes, bem como excelente recepção a todos os presentes, foi mesmo impecável.


Obs: Making Of, bem como outros diversos títulos nesta edição do Festival que este ano, aliás, homenageia a diva suprema do cinema francês e mundial, Brigitte Bardot, até o dia 22 de novembro serão exibidos comercialmente nos melhores cinemas da cidade. Consulte a programação AQUI.

bottom of page