top of page

MISSÃO IMPOSSÍVEL - O Acerto Final (Mission: Impossible - The Final Reckoning)


IMPOSSÍVEL AINDA SOAR CRIATIVO


por Ricardo Corsetti 


É realmente uma missão impossível (para não perder o infame trocadilho) não sentir uma certa decepção em relação ao novo e, em tese, "último" episódio da famigerada franquia.


Sobretudo ao comparamos este fraco "episódio de encerramento", com o ótimo filme anterior: Missão Impossível - Acerto de Contas (2022), dividido em dois ótimos filmes, aliás.



Embora o experiente diretor e roteirista Christopher McQuarrie (Os Suspeitos, 1995) ainda seja também responsável pelo novo filme e, apesar de sua inegável competência técnica, o fato é que ele se mostra claramente incapaz de superar ou mesmo disfarçar a evidente previsibilidade do desfecho de praticamente todas cenas/sequências.


Há muita ação e tensão ao longo de todo o filme? Sim, mas é tudo realmente muito previsível. A cena envolvendo um certo comprimido de cianureto, por exemplo, logo no início da trama, chega mesmo a ser risível, por conta de seu mais do previsível desfecho.


Talvez a única coisa que salve Acerto Final de seu um fiasco quase que completo seja mesmo a evidente "química" presente entre o veterano Tom Cruise (De Olhos Bem Fechados, 1999) e sua parceira de cena, a bela e talentosa Hayley Atwell (Doutor Estranho No Multiverso da Loucura, 2022).


O epílogo - final - da trama, além de estendido à exaustão, graças ao seu tom absolutamente novelesco, decepciona e só comprova que a história realmente não tinha fôlego para segurar quase três horas de filme.

E para quem realmente acreditou na lorota de que este seria, de fato, o "último episódio da franquia", tolinhos... É evidente que isso não irá se confirmar. Tanto pelo fato de que Acerto Final, em seu desfecho, já deixa tudo engatilhado para, sim, uma nova sequência, como também porque, como diria Orson Wellles: "This is Hollywood". E, portanto, enquanto a ultra-famosa e bilionária franquia continuar sendo lucrativa, estejam certos, novos episódios virão. Obs: com ou sem Tom Cruise como protagonista.



 
 
 

Comments


bottom of page