top of page

RUÍDOS (Noijeu)

Atualizado: há 10 minutos

ree

 

PADRÃO COREANO COM INSPIRAÇÃO VINDA DO JAPÃO

 

por Antônio de Freitas

 

Ruídos (Noijeu, 2024) é mais uma produção de terror de uma das indústrias cinematográficas que mais crescem no mundo, a da Coréia do Sul. Após um maciço investimento em tecnologia, estúdios, educação e preparação de profissionais de todos os setores do cinema, a Coréia do Sul é hoje um dos concorrentes mais fortes de Hollywood. E, assim, uma verdadeira grife que virou sinônimo de criatividade e qualidade das produções.



ree

Nos últimos anos recebemos uma grande leva de filmes e séries com roteiros surpreendentes e com altíssima qualidade na produção que ganhou mais notoriedade com o espetacular desempenho do premiadíssimo Parasita (Gisaengchung, 2019). O fato é que existe o modelo Coreano de filmes e séries e isto acaba gerando uma norma para a produção de mais e mais produtos que acabam repetindo as mesmas ideias e maneirismos.


Mas o diretor e o roteirista deste filme, ambos estreantes, resolveram olhar para além do mar e se inspirar em outra indústria de cinema que ganhou uma notoriedade no campo dos filmes de terror na virada do Século XXI. O cinema japonês tomou o mundo de assalto com uma leva de filmes com uma proposta de histórias cheias de atmosfera, desenvolvimento lento, personagens com profundidade e exploração de temas variados que acabam levando à uma impactante sequência ou cena final.


No filme em questão temos a exploração do problema do crescimento da densidade populacional da Coréia do Sul que acabou levando à problemas sérios de habitação quando as pessoas de classe média e baixa passam a viver praticamente amontoadas. E, no caso, é com a sensibilidade da cultura em relação ao barulho temos uma situação de choque quando as pessoas passam a hostilizar umas as outras.


ree

Joo-young, uma moça que com deficiência auditiva descobre que sua irmã Joo-hee com a qual está brigada há anos está desaparecida. Procurando por pistas, ela vai ao apartamento da irmã onde também morava antes de cortarem as relações. O edifício onde se situa o apartamento é um espetáculo à parte com uma atmosfera pesadíssima de energia ruim e solidão, um monstro de concreto com dezenas de apartamentos por andar que forma uma imagem que nem precisa de explicações, sendo a materialização da proposta do filme de explorar a situação neurótica dos habitantes desse tipo de bairro. 



ree

Ali, em sua luta para encontrar a irmã, Joo-young vai topar com vizinhos sinistros e barulhos esquisitos que acontecem durante a noite que a levam a questionar se está perdendo a razão. O diretor conduz com maestria essa jornada sensorial onde cada estalar, ou ranger fora do lugar parece conter uma ameaça em um desenrolar de cenas que começam como parte de um filme de investigação e vai pouco a pouco se transformando em terror sobrenatural. Há poucos diálogos e muitas cenas com ação lenta em um ritmo enervante até um desfecho que surpreende e, apesar de pontas soltas e algumas incongruências, deixa várias perguntas que podem levar a várias interpretações sobre o que realmente acontece naquela verdadeira aberração da arquitetura que é o conjunto de apartamentos que se transforma em um verdadeiro personagem.


Ruídos não chega a ser um grande filme, mas souberam aqui juntar elementos das duas culturas já citadas e, apesar de vários tropeços, tem uma produção muito bem realizada e elementos suficientes para agradar aos fãs de filmes de terror. Principalmente a aqueles que admiram essa onda de filmes asiáticos que já influenciaram o ocidente contribuindo para o que chamam agora de “pós-terror”.



 
 
 

Comentários


Também escreve esquetes de humor para internet (algumas no programa que também produziu chamado Dedo Indicador) e contos ainda não publicados. Atualmente está filmando dois curtas de sua autoria.  

 

Formado pela FACHA/RJ em Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Fez aulas particulares com Jorge Duran (roteirista de Pixote e Lucio Flávio - Passageiro da Agonia). Fez a Oficina de Roteiro da Rio Filme e inúmeros cursos de roteiro com profissionais da área.

bottom of page