top of page

SE EU TIVESSE PERNAS, EU TE CHUTARIA (If I Had Legs, I'd Kick You)

ree

MUITA MILITÂNCIA, POUCO CONTEÚDO 

por Ricardo Corsetti 


É fato que a sempre ótima atriz australiana Rose Byrne ("Paixão À Flor da Pele", 2008), pra não perder o inevitável trocadilho com o título, praticamente, carrega o filme nas costas.

Não fosse o exagerado discurso militante da roteirista e diretora Mary Bronstein, já presente em seu trabalho, aliás, desde o seu longa de estreia: "Yeast", 2008; é provável que a até simpática história de uma típica mãe de família, às voltas com sua filha doente e problemas financeiros, poderia, sim, render algo bem melhor.



ree

O problema é que a necessidade (mercadológica, sobretudo) de inundar o filme de "machos tóxicos" e demais pessoas indiferentes ao drama pessoal vívido pela protagonista, com a intenção de pregar o famigerado "empoderamento feminino", acaba soando exagerado e, por vezes, até caricato.

A metáfora acerca do vazamento no apartamento de cima, fazendo com a vida de Linda (Rose Byrne), literalmente, desmorone, é, em si, interessante. Pena que seja mal aproveitada e mal desenvolvida.


Destaque para presença do ex- galã Christian Slater ("O Nome da Rosa", 1986) em papel secundário, mas interessante.

ree

Obs: Rose Byrne chegou a receber uma indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz, por este filme. Indicação merecida, inclusive, pena que por um filme menor.


Obs 2: Infelizmente, o cinema contemporâneo (e não me refiro, apenas, ao cinema norte-americano), privilegia, em excesso, discursos que estão na moda (por mera demanda de mercado, verdade seja dita), em detrimento da criatividade e espontaneidade temática de outros tempos. Que 2026, nos traga boas surpresas. Embora, na prática, eu ache difícil acreditar nisso. 



 
 
 

Comentários


Também escreve esquetes de humor para internet (algumas no programa que também produziu chamado Dedo Indicador) e contos ainda não publicados. Atualmente está filmando dois curtas de sua autoria.  

 

Formado pela FACHA/RJ em Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Fez aulas particulares com Jorge Duran (roteirista de Pixote e Lucio Flávio - Passageiro da Agonia). Fez a Oficina de Roteiro da Rio Filme e inúmeros cursos de roteiro com profissionais da área.

bottom of page