top of page

UMA VIDA - A HISTÓRIA DE NICHOLAS WINTON  (One Life)

ree

VIVENDO POR UM IDEAL


por Ricardo Corsetti


Não é segredo para ninguém que eu vivo dizendo não suportar mais filmes sobre a questão do Holocausto, sob o contexto da Segunda Guerra Mundial, etc; por acreditar que se trata de um assunto - embora extremamente relevante - já excessivamente explorado e, portanto, esgotado no que se refere à cinematografia mundial, não apenas norte-americana, vale frisar.


ree

Por isso mesmo, impossível ir ao cinema, ao saber que mais um filme sobre o tema está sendo lançado, sem aquela sensação do tipo: já vi esse filme antes...

Dessa forma, o que realmente passou a contar atualmente, em meu julgamento a respeito de um novo filme com esta temática, obviamente, são as qualidades técnicas do filme, bem como o desempenho do elenco selecionado, por exemplo.


Nesse sentido, Uma Vida - A História de Nicholas Winton, apesar de seu absoluto formalismo em termos narrativos - ao menos do ponto de vista técnico -, se trata de um filme competente, com ótimo trabalho de reconstituição de época e atuações sempre marcantes e, sim, emocionantes.

ree

Embora vendido como um filme estrelado pelo magnífico Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes, 1991), a verdade é que o veterano astro britânico aparece pouco tempo em cena. Mas, claro, cada segundo seu em cena é uma verdadeira aula de atuação.


ree

Felizmente, o escalado para viver o abnegado Nicholas Winton jovem, em sua autêntica cruzada messiânica pela salvação de judeus poloneses (crianças, no caso) prestes a irem para o temido campo de concentração de Auschwitz, Johnny Flynn (Stardust, 2021) dá conta do recado com bastante competência.


Bem menos original e criativo do que Zona de Interesse (Jonathan Glazer, 2023), também lançado no Brasil pela Diamond Filmes, a propósito; "Uma Vida" tem como grande mérito, a força e carisma de seu protagonista, muito bem representado ao longo de quase toda uma vida pelos ótimos atores citados. Vale uma conferida, sem dúvida. 






 
 
 

Comentários


Também escreve esquetes de humor para internet (algumas no programa que também produziu chamado Dedo Indicador) e contos ainda não publicados. Atualmente está filmando dois curtas de sua autoria.  

 

Formado pela FACHA/RJ em Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Fez aulas particulares com Jorge Duran (roteirista de Pixote e Lucio Flávio - Passageiro da Agonia). Fez a Oficina de Roteiro da Rio Filme e inúmeros cursos de roteiro com profissionais da área.

bottom of page