DE VOLTA PARA CASA (Coming Home Again)





UM FILME SOBRE A TRISTEZA


por Jhuliano Castilho


De Volta Para Casa é um drama realizado em co-produção pelos EUA e pela Coréia do Sul, em 2019, dirigido por Wayne Wang (Family of Winners, 2017) e estrelado por Justin Chon (Blue Bayou, 2021).


O filme é baseado num ensaio do New Yorker, escrito em 1995 por Chang-Rae Lee, co-autor do roteiro em parceria com Wang. De Volta Para Casa estreou como parte integrante do Festival Internacional de Cinema de Toronto, em 2019.


O filme aborda a história do jovem escritor Chang-Rae (Justin Chon), que começa o dia cuidando sozinho de sua mãe com câncer (cena esta que dura 19 minutos, sem diálogos). Daí por diante o filme abusa de planos-sequência que mostram trivialidades, a exemplo desta cena de abertura em que o protagonista está simplesmente se arrumando e depois cozinhando para sua mãe doente. E a referida cena segue quase sem cortes, em tom imersivo. A câmera parada focando alguns pontos não habituais, gera a impressão de estarmos, nós espectadores, espiando tal cena à distância.



Enquanto ao longo de um dia, o rapaz prepara para a família um jantar tradicional do Ano Novo coreano, ao qual aprendeu com sua mãe, emoções e memórias começam a vir à tona, levando-o de volta a momentos decisivos, de quando enfrentou os planos e expectativas de seus pais.


De Volta Para Casa é um filme intenso e imersivo. Deprimente até para alguns. Traz por meio de seu silêncio e cenas longas e contemplativas, a agonia interna do protagonista, ao espectador.