top of page

ZONA DE INTERESSE (The Zone of Interest)

A BANALIDADE DO MAL


por Ricardo Corsetti


Eu, sinceramente, confesso estar cansado de ver filmes sobre Nazismo, holocausto, etc. Pois, após Hollywood já ter produzido zilhões de filmes com essa temática que, aliás, costumam corresponder a uma espécie de "fórmula para vencer o Oscar", é realmente difícil encontrar alguém ainda capaz de oferecer uma visão minimamente original a respeito do tema.



Por isso mesmo, foi com agradável surpresa que assisti, há poucos dias, Zona de Interesse. Um filme realizado a partir de muitas sutilezas. Fugindo totalmente ao óbvio que seria, por exemplo, mostrar o sofrimento vivido pelos judeus em Auschwitz; o filme - dirigido pelo britânico Jonathan Glazer (Reencarnação, 2004) - opta, acertadamente, por mostrar o cotidiano da família de um alto oficial nazista e de sua família que vivem, pasmem, exatamente ao lado do referido e famoso Campo de Concentração.


Inteiramente rodado em alemão (apesar de se tratar de uma co-produção entre diversos países), Zona de Interesse retrata, portanto, o que acontece do outro lado do muro, ou seja: a família do referido oficial nazista preocupada em saber o que terá como prato principal para o almoço de hoje, enquanto as crianças brincam, despreocupadamente, no jardim da casa.



Fica claro, portanto, o objetivo de Glazer em nos apresentar, como diria a filósofa alemã Hannah Arendt (1906-1975), a "banalidade do mal". Afinal, vemos um pai de família amoroso, marido dedicado e amante dos animais que, por outro lado, é também aquele que autoriza e ordena a morte diária de centenas de pessoas - do outro lado do muro - sem pestanejar ou refletir um só minuto quanto à gravidade de suas decisões.


É genial, inclusive, a forma como ouvimos ao longo do filme, de forma abafada e em segundo plano, os gritos dos judeus do outro lado do muro, enquanto a família do oficial vive, despreocupadamente, seu cotidiano de interesses pessoais.


Destaque para a atriz alemã Sandra Huller, simplesmente a atriz do ano, visto que está presente em dois filmes concorrentes ao Oscar 2024 e, por Anatomia de uma Queda (Justine Triet, 2023) concorre ao prêmio de melhor atriz.


Zona de Interesse é um filme de sutilezas e com leitura verdadeiramente original acerca do batido tema: Nazismo/Holocausto que estreia hoje nos cinemas brasileiros, com distribuição da Diamond Filmes e, sem dúvida, merece uma boa conferida!



Kommentare


bottom of page