top of page

11º FIACINE

Festival Ibero-americano de Cinema

régua completa.jpg
Cartaz retrato culto de domingo moderno azul e branco.png

O 11º FIACINE - Festival Ibero-americano de Cinema apresentou, pela segunda vez, as Rodadas de Negócio FIACINE, que aconteceram de forma online entre os dias 21 e 26 de outubro de 2024.

Além disso, apresentou o tradicional Festival de Curtas-metragens e o Concurso de Roteiros de curta, longa-metragem e de episódio piloto de série.

Pela primeira vez aconteceu na cidade de Ribeirão Pires/SP, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro.

 

Mantendo a tradição, o júri foi formado por cineastas e atores de grande prestígio nacional, como os Diretores Heitor Dhalia e Marcos Jorge, os atores Nill Marcondes e Lincoln Tornado, o roteirista Mikael Faleiros de Albuquerque, o mixador de som Marco Hoffer, além da participação internacional: o cineasta boliviano Alejandro Monroy.

Em nosso Concurso de Roteiros, o júri foi formado pelos curadores Antônio de Freitas e Vicente Vianna, e as participações especiais dos renomadas roteiristas Ricardo Tiezzi e Carlos Henrique Marques.

A Cerimônia de Abertura foi apresentada pela drag queen Paulette Pink e teve a apresentação musical do músico e ator Lincoln Tornado acompanhado pelo violonista da cidade Robson Miguel. A Cerimônia de Encerramento foi apresentada pelo diretor/curador Beto Besant junto com o produtor Allan Schneider.

 

As exibições se dividiram em: Mostra Nacional de Ficção, Mostra Internacional de Ficção, Mostra Documentários, Mostra Infantil e Mostra Viana Cine Fest, que apresentou o melhor do novo cinema angolano.

O festival é uma realização da Cachaça Filmes com apoio de: NarratologiaMistika, B_arcoSummus Editorial, NAYMOVIE, Ethos - Comunicação & Arte, Overtone, Sabor da Vila, Projeto ParadisoPrefeitura Municipal de Ribeirão Pires.

APOIO INSTITUCIONAL

Filmjoin.com e Viana Cine Fest.

Apoio Cultural:

LOGO_ETHOS PARA FOLHA DE ROSTO.png
OVERTONE - LOGO PRETO.png
Logo Mistika Colorido (1).jpg
LOGO-Summus-271x300.jpg
LOGO NAYMOVIE.png
Logo sabor da vila ..png

Apoio Institucional:

brasão_Ribeirão_Pires-removebg-preview.png
CCBB_OriginaisMarca_Logo_Cores_VersaoNegativa_Preto.png
logo-removebg-preview.png
filmjoin.png
Logo sabor da vila ..png

CERIMÔNIA DE ABERTURA - 11º FIACINE

FORMAÇÃO DE PLATEIA - 11º FIACINE

JURADOS

FESTIVAL DE CURTAS

Heitor Dhalia

Diretor de publicidade, estreou na direção de longas-metragens com Nina. O filme, estrelado por Guta Stresser e Myrian Muniz - de Fiódor Dostoiévski.

Seu segundo longa, O Cheiro do Ralo (2006) - estrelado por Selton Melloconsolidou Dhalia como um nome proeminente no cinema brasileiro contemporâneo com importantes prêmios, como o Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio, Melhor Filme pela Crítica e pelo Júri Internacional na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi selecionado para a competição World Cinema Dramatic do Sundance Film Festival, onde foi indicado ao Grande Prêmio do Júri.

Em 2009 lançou À Deriva, filme, estrelado por Vincent Cassel, selecionado para a mostra "Un Certain Regard" do Festival de Cannes, um marco em sua carreira.

Em 2012 dirigiu seu primeiro longa-metragem em Hollywood, o thriller Gone (distribuído no Brasil como 12 Horas). Dirigiu Serra Pelada (2013) e On Yoga: The Architecture of Peace (2017).

Adaptou a graphic novel Tungstênio, de Marcelo D'Salete (2018) e em 2019 dirigiu Anna, um drama psicológico que explora temas de assédio moral e sexual em um ambiente de criação artística teatral.

heitor-dhalia.jpg

A partir de 2020, Heitor Dhalia expandiu significativamente sua atuação para o formato de séries, especialmente para plataformas de streaming, alcançando grande sucesso de público e crítica. Dirigiu episódios e atuou como produtor executivo da série Todxs Nós (HBO), Arcanjo Renegado (Globoplay) e DNA do Crime (Netflix), primeiro lugar no Top 10 Global de séries de língua não inglesa da Netflix. Em 2024 dirigiu a série O Jogo que Mudou a História para o Globoplay.

24 - Marcos Jorge.png

Marcos Jorge

Diretor de filmes, roteirista, fotógrafo e curador, vencedor de três
Grandes Prêmios do Cinema Brasileiro (da Academia Brasileira de Cinema).
Estudou Jornalismo no Brasil e Cinema na Itália. Seus primeiros filmes, realizados no final da década de 90, venceram mais de 80 prêmios em festivais. Neste período, destacou-se também como artista-plástico, e suas videoinstalações foram expostas na França, Itália, Holanda e Japão.
Depois de mais de dez anos vivendo no exterior, no ano de 2000 voltou ao Brasil. Realizou diversos curtas-metragens premiados. Dirigiu o documentário “O Ateliê de Luzia”, e foi autor do livro “Brasil Rupestre”, ambos sobre arte pré-histórica no Brasil.
Seu primeiro longa-metragem de ficção, “Estômago”, de 2007, arrebatou 39 prêmios, 16 deles internacionais, e foi o filme brasileiro mais premiado do biênio 2008-2009. A revista americana ‘Variety’ o considerou entre os diretores mais interessantes da nova geração do cinema brasileiro e a brasileira ‘Revista de Cinema’ o colocou entre os 10 cineastas brasileiros que mais se destacaram na primeira década dos anos 2000. O filme foi considerado, pela Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) entre os melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Em 2015, lançou seu terceiro longa-metragem de ficção, “O Duelo”, adaptação para o cinema do romance 'O Capitão de Longo Curso', de Jorge Amado.

Em 2016 lançou “Mundo Cão”, seu quarto longa-metragem de ficção, adquirido pela Netflix para distribuição internacional. Em 2020 lançou o documentário "Arqueologia da Luta", produzido para o Canal Combate, do UFC (Ultimate Fighting Championship), filme vencedor do Prêmio de Melhor Documentário e de Melhor Roteiro do Universal Martial Art Films Festival 2021. Em 2022 lançou a série documental "O Caso Celso Daniel", produzida e veiculada pela Globoplay e a comédia "Abestalhados 2", em coprodução com a Buena Vista International.
Seu filme, mais recente é “Estômago 2 - O Poderoso Chef”, lançado em 2024, vencedor de 5 prêmios no Festival de Cinema de Gramado. É curador do CINE PASSEIO, Centro Cultural dedicado à cultura cinematográfica em Curitiba.

Nill Marcondes

Ator de telenovelas, cinema e teatro desde 1988. Iniciou sua carreira artística como dançarino e modelo, com mais de 400 comerciais e desfiles para grandes grifes. Tornou-se dublador nos anos 2000 e desde então mantém essa vertente da profissão de ator com grande entusiasmo. Tem se dedicado em expandir a presença no mundo digital através das redes sociais e podcasts.

Esse ano estreou em Biônicos, da Netflix, e em “CIC: Central de Inteligência Cearense”, além de algumas participações em produções independentes. Em 2023 estreou no filme “Tá Escrito”, como Décio, um professor de astronomia.
Interpretou um delegado no filme “Vai Ter Troco”, dirigido por Mauricio Eça. Na TV aberta, participou da novela “A Infância de Romeu e Julieta”, do SBT, atuando como Nilton. Fez parte do elenco da série “Auto Posto”, da Comedy Central, com o personagem Mestre, e, foi Sérgio em “Santo Maldito”, série da Star+.

Além disso, participou de dezenas de novelas como "A Força de um Desejo" (TV Globo), "Xica da Silva" (TV Manchete) e "Vidas Opostas" (Record TV).

Também participou de séries como "Sob Pressão" (TV Globo), "A Divisão" (Globoplay) e "O Rei da TV" (Star +). Ainda atuou em filmes que marcaram a cinematografia nacional, como "Carandiru" (Hector Babenco), "O Matador" (Marcelo Galvão) e "Bellini e o Demônio" (Marcelo Galvão).

25 - Nill Marcondes.png
26 - Marco Hoffer.png

Marco Hoffer

Mixador e especialista em restauração de diálogos, é natural do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira em 1995 na Microservice (empresa pioneira na fabricação de CDs) como estagiário em Masterização. Até hoje, toda atuação profissional se dá na área de áudio, tendo passado pelos maiores estúdios do país como Studios Mega e Impressão Digital Studios, gravando e mixando os maiores artistas da música nacional e internacional, como Caetano Veloso, Ângela Rorô, Gal Costa, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Ivete Sangalo, Julio Iglesias, e dezenas de outros.

Também foi responsável por todo “Audio Playback” (ProTools HD) dos XV Jogos Pan-Americanos em 2007, no Maracanã, evento de transmissão ao vivo e internacional, onde haviam quase 80.000 pessoas. Posteriormente ingressou no mercado Broadcast atuando em canais de TV, como Rede Globo e Record TV, onde está até o momento como mixador / finalizador de todas as novelas.

Direciona sua carreira com total atenção na qualidade, com cursos periódicos de atualização no Brasil e no exterior, como por exemplo, Masterpiece School of Mastering, situada em South Padre Island, Texas. Inglês fluente com formação pelo Brasas English Course, também cursou Eletrônica básica, áudio signal flow, edição básica de vídeo, técnicas avançadas de microfonação, sincronização de áudio/vídeo, marketing e promoção, técnicas de produção. Formado em Administração e Marketing pela UNESA.

CONCURSO DE ROTEIROS

Ricardo Tiezzi

Escritor e professor. É criador da série Santo Maldito, do canal Star+. Escreveu o roteiro dos filmes Superpai e Qualquer Gato Vira Lata. Foi roteirista de O Outro Lado do Paraíso, filme vencedor do prêmio do Júri Popular no Festival de Gramado 2015 e Melhor Filme e melhor filme no júri popular de estudantes no Festival Latino Americano de Trieste. Em televisão, trabalhou como roteirista em quatro temporadas do programa Malhação, na TV Globo, a última indicada ao prêmio Emmy Kids. Escreveu as séries Temporada de Verão (Netflix), Julie e os Fantasmas (Band / Nickelodeon) – vencedora do prêmio APCA e indicada ao Emmy Internacional –, Agora Sim (Mixer / Sony), indicada ao prêmio APCA de melhor série, A Vida de Rafinha Bastos (Fox), Mothern (GNT), Mano a Mano (Rede TV!) e o telefilme Amor ao Quadrado, especial de Natal na Globo.

 

Foi roteirista da animação Sítio do Picapau Amarelo, na Globo, e da novela infantil Floribella, na Band. Roteirizou ainda os programas de filosofia Peripatético e Café Filosófico (Cultura). É professor de Roteiro para Cinema e Televisão na FAAP e na escola Roteiraria. Doutorando em Literatura e Crítica Literária pela PUC, e mestre em Cinema, Filosofia e Religião pela mesma instituição. Especialista em História da Arte pela FAAP. É autor do livro de crônicas O Primo de Deus, do romance policial O Sorriso da Morte e do romance recém lançado Objetos na Penumbra.

20 - Tiezzi.png

CURADORIA

23 - Carlos.png

Carlos Henrique Marques

Membro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais, ABRA- Associação Brasileira de Autores Roteiristas e da AFI – American Film Institute em Hollywood. Formado no Writing for Performance and Entertainment Industries e Business Success in the Industries – University of Cambridge – é roteirista, diretor, produtor e ator. Com mais de 20 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, atuou em grandes emissoras e produtoras do Brasil e EUA. Escreveu nove novelas e uma série, entre elas 'Aventuras de Poliana' - vencedora do Prêmio Folha e Contigo 2018 , Poliana Moça vencedora do premio melhor novela Na Telinha.Outros cases de sucesso como: Carrossel, Chiquititas( serie brasileira com mais horas assistidas na Netflix)  e Cúmplices de Um Resgate  ambas na Netflix e Amazon. Corações Feridos , Vende-se Véu de Noiva e Revelação. Criou a serie Patrulha Salvadora spin off da novela Carrossel exibida pelo SBT  e FOX. Roteirista do filme As Aventuras de Poliana o Filme , indicado a melhor filme infantil no prêmio Grande Otelo 2024. 
Ganhou premios internacionais  de roteiro nos EUA, Reino Unido, França e Brasil
Pela editora InnSaei escreveu o livro O Caminho do Roteirista da Ideia para as Telas.

Vicente Vianna

Vicente Vianna tem uma produtora audiovisual chamada STUFF Filmes que atende empresas de grande porte, como VALE, Fundação Roberto Marinho, EMUSA, LIGHT, AVON, BROOKFIELD, NET/RIO, etc. Fez o roteiro e a direção de programas de TV para o Canal Futura – Sala de Notícias. Trabalhou na TV UniverCidade como Redator e Supervisor de Roteiros, tendo também ministrado a Técnica de Linguagem Audiovisual para Televisão aos alunos estagiários.

Vencedor do Concurso de videoclipe com o roteiro e direção para o músico Marcelo D2 promovido pelo canal Globosat Multishow/2006. Finalista, classificado entre os 10 melhores roteiros no concurso Dirija seu Talento, promovido pelo canal Globosat USA Network para todo Brasil. Roteirista e diretor do curta Gota d’água, participante do Primeiro Festival JB de Cine-Digital e do curta A Reunião feito no SENAC/RJ.

VIcente.jpg

Antônio de Freitas

antonio.jpg

Antônio de Freitas nasceu em Goiânia - Goiás. Diretor de Arte, Autor Roteirista e Crítico de Cinema.

Se formou pelo Centro Sperimentale di Cinematografia di Roma e foi professor de arte e roteiro, crítico de cinema, contista, diretor de arte e cenógrafo e roteirista.

Nos anos 90 participou da concepção e produção das Séries Castelo Ra Tim Bum e Cocoricó na TV Cultura, Disney Cruj e Disney Club no SBT. No início dos anos 2000 fez o mesmo com  Patrulha Nick na Nickelodeon, 9mm São Paulo na Fox e Brasil Nex Top Model na Sony. Nos anos 2010 fez programas como Desafio da Beleza, Por um Fio, Cozinheiros em Ação e Que Seja Doce na GNT, 171 Negócios de Família na Universal, Máximo & Confúcio na TV Cultura.

Participou como consultor, colaborador e diretor de arte nos longas-metragens: Anésia, um Vôo no Tempo (Ludmila Ferolla, 2000), Os Xeretas (Michael Ruman, 2001), Magal e os Formigas (Newton Cannito e Michael Ruman, 2016), Querida Mamãe (Jeremias Moreira Filho, 2017), Carmo (Murilo Pasta, 2009) e Predestinado (Gustavo Fernández, 2020).

Atualmente é o autor do roteiro original que deu origem à Série Spectros na Netflix.

HOMENAGEADO

Heitor.jpg

Nascido no Recife, passou sua infância e adolescência na cidade, onde desenvolveu interesse precoce por teatro e cinema. Cursou Jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante sua formação, vivenciou a efervescência cultural do Recife, que revelaria uma nova geração de cineastas nos anos seguintes, embora sua trajetória inicial o tenha levado para outros caminhos antes de se consolidar no cinema.

Aos 21 anos, começou a trabalhar em agências de publicidade no Recife como redator. Em 1993, aos 23 anos, mudou-se para São Paulo, onde construiu uma sólida carreira no mercado publicitário. Trabalhou em renomadas agências como DPZT, Talent, DM9 e Young & Rubicam (Y&R), criando e produzindo mais de uma centena de filmes publicitários e conquistando diversos prêmios no setor. Dhalia descreve sua passagem pela publicidade como um período de aprendizado focado no "acabamento, no refinamento estético e visual", habilidades que posteriormente influenciaram sua linguagem cinematográfica.[

 

A estreia de Heitor Dhalia na direção de longas-metragens aconteceu em 2004 com Nina. O filme, estrelado por Guta Stresser e Myrian Muniz, é livremente inspirado no romance Crime e Castigo - de Fiódor Dostoiévski - e recebeu reconhecimento internacional, incluindo o prêmio de Melhor Diretor no New York LaCinemaFe e Menção Especial da Crítica no Festival Internacional de Cinema de Moscou.

Seu segundo longa, O Cheiro do Ralo (2006) - estrelado por Selton Melloconsolidou Dhalia como um nome proeminente no cinema brasileiro contemporâneo. O filme conquistou importantes prêmios, como o Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio, Melhor Filme pela Crítica e pelo Júri Internacional na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi selecionado para a competição World Cinema Dramatic do Sundance Film Festival, onde foi indicado ao Grande Prêmio do Júri.

Em 2009 lançou À Deriva, filme, estrelado por Vincent Cassel, selecionado para a mostra "Un Certain Regard" do Festival de Cannes, um marco em sua carreira.

Em 2012 dirigiu seu primeiro longa-metragem em Hollywood, o thriller Gone (distribuído no Brasil como 12 Horas). De volta ao Brasil, dirigiu Serra Pelada (2013), e e2017 lançou On Yoga: The Architecture of Peace, seu primeiro documentário. Dando continuidade à sua exploração de diferentes linguagens, Dhalia adaptou a graphic novel Tungstênio, de Marcelo D'Salete (2018). Em 2019 dirigiu Anna, um drama psicológico que explora temas de assédio moral e sexual em um ambiente de criação artística teatral.

A partir de 2020, Heitor Dhalia expandiu significativamente sua atuação para o formato de séries, especialmente para plataformas de streaming, alcançando grande sucesso de público e crítica.

Em 2020 dirigiu episódios e atuou como produtor executivo da série Todxs Nós (HBO) e no mesmo ano iniciou sua parceria com o Globoplay e o AfroReggae Audiovisual com a série Arcanjo Renegado. Em 2023, alcançou projeção internacional como criador e diretor geral da série DNA do Crime, uma produção da Netflix e Paranoïd Filmes. Inspirada em crimes reais na fronteira BrasilParaguai, a série policial tornou-se um fenômeno global, sendo a primeira série de ação brasileira a alcançar o primeiro lugar no Top 10 Global de séries de língua não inglesa da Netflix. Em 2024 dirigiu a série O Jogo que Mudou a História para o Globoplay.

Heitor Dhalia

homenagem.jpg

Como homenageado da edição, Heitor Dhalia participou de um bate-papo com o público presente - após a exibição de seu filme Tungstênio - e recebeu uma placa de homenagem do FIACINE.

PROGRAMAÇÃO

FICÇÃO BRASIL

  1. Estalos – F. Monteiro Júnior (22’) - Teresina/PI

  2. Mergulho – Marton Olympio e Anderson Jesus (15’) - Sâo Paulo/SP

  3. Sem Fantasia – Pedro Murad e Daniel Herz (15’) - Rio de Janeiro/RJ

  4. Dependências – Luísa Arraes (18’) - Rio de Janeiro/RJ

  5. Vão Das Almas – Edileuza P de Souza e Santiago Dellape (15’) - Brasília/DF

  6. Não Precisa Pedir Desculpa - Franco Cavezale (17’) - São Paulo/SP

  7. Até Quando? – Ricardo Soares (21’) - Rio de Janeiro/RJ

  8. Algo Sobre Ilda - Gary Cananian (15’) - São Paulo/SP

DOCUMENTÁRIOS

  1. Alloumaza – a comunidade libanesa em Bauru – Liene Saddi (22’50”) - Bauru/SP

  2. Diálogos Indígenas do Nosso Tempo – Gustavo Guedes (20’) - Natal/RN

  3. Rosa – Pedro Murad (25’) - Rio de Janeiro/RJ

  4. Tem Gente no Parque - Cristiano Barbosa (10’) - Uberlândia/MG

  5. A Busca de Si Mesmo – Juliano Roberto (20’) - Curitiba/PR

  6. Mara, el viaje de la Elefanta - Luciano Nacci (8’) – ARGENTINA

  7. El Legado Del Egiptologo – Josep Padró Piedrafita (20’) – ESPANHA

  8. Matador – Fran Menchón e Christian Moyés (13’) – ESPANHA

INFANTIL BRASIL

  1. Barquinho - Rone Wulff (25’) - Pindamonhangaba/SP

  2. Anacleto, o Balão – Carol Sakura e Walkir Fernandes (12’) - Curitiba/PR

  3. Sacis - Bruno Bennec (24’) - Rio de Janeiro/SP

  4. Bolinho de Chuva - Cameni Silveira (11’) - Curitiba/PR

  5. El Canto Del Rio – Sol Arias Landa (21’) – ESPANHA

FICÇÃO IBERO-AMERICANA

  1. Gestrand – Luis Jorge Mujia Duarte (20’) – ESPANHA

  2. La Vida de Pau – Pau Colomina (15’) – ESPANHA

  3. 4 Angelitos – Julio Marti Zahonero (14’) – ESPANHA

  4. Belcebú – Luis Alvarez Enjarmio (7’10”) – ESPANHA

  5. El Regressiu – Xavier Adan Milanes (23’) – ESPANHA

  6. Ivania – Luigi Abanto Varese (12’20”) – ESPANHA

  7. LAPSU – Candido Perez de Armas (17’20”) – Tenerife

  8. Primacy – Jos Man (20’) – Espanha

CONCURSO DE ROTEIROS​

SELECIONADOS 

 

 

CURTA-METRAGEM

1 - A Poltrona Vermelha - Felipe Rafael Simões - Mafra/SC 

2 - As Sessões - Chris Fitzgerald - Engenheiro Coelho/SP

3 - Cegueira da Alma – Tonico Clímaco - Colatina/ES

4 - Desponte – Guilherme Pedra - São Paulo/SP

5 – Em Negrito – Adelmo Passos - Brasília/DF
6 – Finita - Gabriel Araújo de Niño - Cariacica/ES

7 – Memorial – Sara Cerqueira - Campinas/SP

8 - O Labirinto e o Sátiro – L. F. Petruccelli - Rio de Janeiro/RJ

9 – O Vestido – Fábio Franco - Rio de Janeiro/RJ

10 – Predestinadas – Gabriel Galbertt - São Paul/SP
11 – Tupi - Shênia Salvador - Belo Horizonte/MG

12 - 35 pontos – Caio Macedo - Arujá/SP

LONGA-METRAGEM

1 - Garota Punk - Luis Carlos Soares - São Paulo/SP

2 – Confins da Sorte – Bruno Matheus - São Paulo/SP

3 – Em Busca do Circo das Sombras - Édipo Santos - Recife/PE​​​​

4 – Filho da Noite – Pedro Murad - Rio de Janeiro/RJ

5 – Os Cancelados – Sidney A Rosa - Corumbataí do Sul/PR

6 – O Terceiro Desejo - Sidney A Rosa - Corumbataí do Sul/PR

7 – Um Mundano – Daniel Santana de Lima - Campinas/SP

8 – Vinte nos Oitenta – José Renato Vieira Lima da Silva - Rio de Janeiro/RJ

PILOTO DE SÉRIE - 30'

1 - A Marca do Gorro – Jennifer Carolina de Matos - Anápolis/GO

2 – Casa de Tolerância – Aristides Fonseca - Contagem/MG

3 - Cringes – A Fórmula da Revanche - Felipe Gregate - Itú/SP

4 - De Ponta Cabeça - Luiz Soares - Rio de Janeiro/RJ
5 – Doces Bárbaros – Renato Fortes - Salvador/BA

6 – Fale Agora ou se Cale para Sempre - Plinio Uhl - São Paulo/SP

PILOTO DE SÉRIE - 60'

1 - Anunciação – Rosemary Magedans - Luzerna/SC

3 – Fuzileiros da Maré – Antonio Camargo - Rio de Janeiro/RJ

2 – No País Das Sombras – L. F. Petruccelli - Rio de Janeiro/RJ

4 – Uma Paixão pra Esquecer – Maristela Bueno - Juazeiro do Norte/CE

DATAS DE EXIBIÇÃO DOS FILMES

DIA 17/10 (quinta-feira)

20h - CERIMÔNIA DE ABERTURA - Logo após haverá coquetel para todos os presentes 

DIA 18/10 (sexta-feira)

 

9h - SESSÃO INFANTIL - Parte 1

  1. Barquinho - Rone Wulff (25’) - Pindamonhangaba/SP - 2024

  2. Anacleto, o Balão – Carol Sakura e Walkir Fernandes (12’) Curitiba/PR - 2023

  3. Sacis - Bruno Bennec (24’) Rio de Janeiro/SP - 2024

 

14h - SESSÃO INFANTIL - Parte 2

  1. Bolinho de Chuva - Cameni Silveira (11’) - Curitiba/PR - 2023

  2. El Canto Del Rio – Sol Arias Landa (21’) – ESPANHA - 2024

14:30 - MOSTRA VIANA CINE FEST

Mostra Especial de Filmes Angolanos fora de competição

15h - SESSÃO DOCUMENTÁRIO

  1. Alloumaza – a comunidade libanesa em Bauru – Liene Saddi (22’50”) Bauru/SP - 2023

  2. Diálogos Indígenas do Nosso Tempo – Gustavo Guedes (20’) Natal/RN – 2023

  3. Rosa – Pedro Murad (25’) Rio de Janeiro/RJ - 2024

  4. Tem Gente no Parque - Cristiano Barbosa (10’) Uberlândia/MG - 2024

  5. A Busca do Eu e do Silêncio – Giuliano Robert (20’) Curitiba/PR – 2021

  6. Mara, a viagem da Elefanta - Luciano Nacci (8’) – ARGENTINA – 2023

  7. El Legado Del Egiptologo – Josep Padró Piedrafita (20’) – ESPANHA – 2024

  8. Matador – Fran Menchón e Christian Moyés (13’) – ESPANHA - 2023

DIA 19/10 (sábado)

14h - LONGA-METRAGEM CONVIDADO

TUGSTÊNIO – De Heitor Dhalia (2018)

Após a exibição do filme, o diretor será homenageado e fará uma roda de conversa com o público presente.

20h - SESSÃO FICÇÃO IBERO-AMERICANA

  1. La Vida de Pau – Pau Colomina (15’) – Espanha – 2024

  2. Belcebú – Luis Alvarez Enjarmio (7’10”) – Espanha - 2023

  3. El Regressiu – Xavier Adan Milanes (23’) – Espanha - 2023

  4. Ivania – Luigi Abanto Varese (12’20”) – Espanha – 2022

  5. 4 Angelitos – Julio Marti Zahonero (14’) – Espanha – 2023

  6. Primacy – Jos Man (20’) – Espanha – 2022

  7. Gestrand – Luis Jorge Mujia Duarte (20’) – Espanha – 2023

  8. LAPSU – Candido Perez de Armas (17’20”) – Tenerife - 2023

DIA 20/10 (domingo)

16h - SESSÃO FICÇÃO BRASIL

  1. Estalos – F. Monteiro Júnior (22’) - Teresina/PI

  2. Mergulho – Marton Olympio e Anderson Jesus (15’) - Sâo Paulo/SP

  3. Sem Fantasia – Pedro Murad e Daniel Herz (15’) - Rio de Janeiro/RJ

  4. Dependências – Luísa Arraes (18’) - Rio de Janeiro/RJ

  5. Vão Das Almas – Edileuza P de Souza e Santiago Dellape (15’) - Brasília/DF

  6. Não Precisa Pedir Desculpa - Franco Cavezale (17’) - São Paulo/SP

  7. Até que Ponto? – Ricardo Soares (21’) - Rio de Janeiro/RJ

  8. Algo Sobre Ilda - Gary Cananian (15’) - São Paulo/SP

20h - CERIMÕNIA DE PREMIAÇÃO 

Serão anunciados e exibidos os filmes premiados da edição.

SINOPSES DOS CURTAS SELECIONADOS

FICÇÃO BRASIL

  1. Estalos – F. Monteiro Júnior (22’) Teresina/PI - 2023

    Sujeito calado e solitário, Eliseu estala cada parte do corpo. Como estátua humana nas praças, ressignifica a si mesmo por meio da arte. Quando uma jovem bailarina cruza seu caminho, memória e fantasia se entrelaçam.

     

  2. Mergulho – Marton Olympio e Anderson Jesus (15’) São Paulo/SP - 2022

    Enquanto se preparam para um fim de semana na praia, os sentimentos de uma família inteira são confrontados com o retorno do filho mais velho, que está ausente há dez anos. Mesmo sem querer, eles são chamados a mergulhar em suas próprias emoções.

     

  3. Sem Fantasia – Pedro Murad e Daniel Herz (15’) Rio de Janeiro/RJ - 2024
    O velho e decadente centro de uma grande metrópole será completamente incendiado. Uma moradora decide ficar, mesmo que isso signifique desaparecer nas chamas. Ela é uma prostituta em fim de carreira. Mas recebe uma visita inesperada.

     

  4. Dependências – Luísa Arraes (18’) Rio de Janeiro/RJ - 2023


Uma mulher convida sua equipe de trabalho para um jantar. Sua ajuda não aparece. Ela deve hospedar e servir com seu filho e filha. Eles lutam para encontrar o caminho pela cozinha, do abridor de vinho até fazer chá.
 

  1. Vão das Almas – Edileuza P de Souza e Santiago Dellape (15’) Brasília/DF - 2023

    Uma família negra tenta defender sua terra contra invasores, mas fica presa entre uma bruxa travessa e um espírito torturado ávido por vingança.

     

  2. Não Precisa Pedir Desculpa - Franco Cavezale (17’) São Paulo/SP - 2024

    Rafa, jovem trans e gay, já se conformou que nunca vai encontrar um outro garoto que o aceite, até que conhece Henrique. Após os acontecimentos que desencadeiam em sua morte e sua volta como ser sobrenatural, Rafa percebe que nunca será aceito pela sociedade cis. Por isso, ele se vingará.

     

  3. Até que Ponto? – Ricardo Soares (21’) Rio de Janeiro/RJ - 2022

    Ao orientar os alunos sobre relacionamentos abusivos, Marta conhece André, um jovem enigmático que lhe trará desafios que mudarão sua vida completamente.

     

  4. Algo Sobre Ilda - Gary Gananian (15’) São Paulo/SP - 2024

    Ilda precisa visitar a fazenda de sua tia María Hilda, falecida recentemente. Na fazenda ela se depara com a pesquisa de sua tia sobre Hidelgarda Von Bingen e ao mesmo tempo começa a ter estranhas percepções.

     

TOTAL: 2°18’

 

DOCUMENTÁRIOS

  1. Alloumaza – a comunidade libanesa em Bauru – Liene Saddi (22’50”) Bauru/SP - 2023

    Tão apreciada pelos brasileiros, a milenar culinária é o fio condutor entre as histórias de 3 libaneses que fizeram do Brasil sua terra.

     

  2. Diálogos Indígenas do Nosso Tempo – Gustavo Guedes (20’) Natal/RN - 2023

    O Rio Grande do Norte foi apontado como o primeiro território invadido pelos portugueses e alguns historiadores afirmam que não há mais indígenas em sua população. Apesar de séculos de opressão, violências e apagamento histórico, somos convidados a refletir com a perspectiva indígena potiguar sobre o nosso estilo de vida contemporâneo, impactos climáticos e cultura ancestral.

     

  3. Rosa – Pedro Murad (25’) Rio de Janeiro/RJ - 2024

    Vania Rosa viveu quatorze anos em situação de rua, ocupou calçadas e se abrigou sob diversas marquises na cidade do Rio de Janeiro. Hoje volta às ruas da cidade para resgatar pessoas na mesma situação.

     

  4. Tem Gente no Parque - Cristiano Barbosa (10’) Uberlândia/MG - 2024


Valdinho e sua família vivem na área de ampliação do Parque Nacional da Serra Canastra em Minas Gerais. Um filme sobre o dilema entre preservar a natureza com ou sem a presença das comunidades tradicionais.

                                                                             

  1. A Busca do Eu e do Silêncio – Giuliano Robert (20’) Curitiba/PR - 2021

    Neste filme do diretor surdo Giuliano Robert, sua mãe ouvinte Márcia conta como superou a falta de informação para aprender a se comunicar com seu filho.

     

  2. Mara, a viagem da Elefanta - Luciano Nacci (8’) – ARGENTINA - 2023

    Um elefante nascido em cativeiro busca alcançar algo que se assemelhe à liberdade.

     

  3. El Legado Del Egiptologo – Josep Padró Piedrafita (20’) – ESPANHA - 2024

    Dr. Josep Padró Parcerisa é um dos primeiros egiptólogos espanhóis e provavelmente o último egiptólogo catalão. Apesar de seus esforços para encontrar um substituto, com sua aposentadoria a parte docente desaparece, sua vida gira em torno de outro projeto pessoal: a escavação do sítio da antiga cidade de Oxirrinco no Egito, uma das maiores do país e a maior a ser escavada por uma missão espanhola. A única cátedra de egiptologia nas universidades catalãs e uma das poucas que permaneceram na Espanha.

 

  1. Matador – Fran Menchón e Christian Moyés (13’) – ESPANHA - 2023

    Arte, espetáculo ou brutalidade?


TOTAL: 2°19’

INFANTIL BRASIL

  1. Barquinho - Rone Wulff (25’) - Pindamonhangaba/SP - 2024

    Barquinho é um curta metragem sobre a infância. A nostalgia da casa dos avós, a estranheza da morte, o vazio da ausência e da saudade são tratados através da história de Antônio, um menino de sete anos de idade, curioso tal qual as outras crianças, mas com uma peculiaridade: ele tem medo de crescer.

     

  2. Anacleto, o Balão – Carol Sakura e Walkir Fernandes (12’) Curitiba/PR - 2023

    Alguns balões são bem coloridos. Alguns participam de festas e cantam parabéns. Alguns balões trabalham com palhaços. Outros esvaziam e encolhem. O balão Anacleto gosta de dar sustos.

 

  1. Sacis - Bruno Bennec (24’) Rio de Janeiro/SP - 2024

    Rodolfo é um menino de doze anos que vive armando confusão e um dia resolve pegar um saci. Nessa aventura, sua irmã caçula é enfeitiçada pela cuca, e para salvar sua irmãzinha do perigo Rodolfo precisa da ajuda de seu novo amigo.

     

  2. Bolinho de Chuva - Cameni Silveira (11’) - Curitiba/PR - 2023

    Nelma presencia sua avó fazendo uma simpatia para prender a chuva e fica encantada com a possibilidade de controlar o clima.

     

  3. El Canto Del Rio – Sol Arias Landa (21’) – ESPANHA - 2024

    Amélia está obcecada por uma história que sua professora lhe contou sobre um rio que é ameaçado por monstros que sobrevoam e roubam sua magia, jogando seres estranhos em suas águas.

 

TOTAL: 1°33’

 

FICÇÃO IBERO-AMERICANA

  1. La Vida de Pau – Pau Colomina (15’) – ESPANHA - 2024

    1980. Uma viagem de lazer ao norte de carro. Um casal que se ama. Previsão de bom tempo. O que poderia dar errado? Por exemplo, absolutamente tudo. A partir deste dia, as vidas dos protagonistas mudarão completamente.

 

  1. Belcebú – Luis Alvarez Enjarmio (7’10”) – ESPANHA - 2023

    Sob a cobertura das ruínas manchadas de uma antiga igreja, um poderoso feiticeiro e um senhor da guerra decidem convocar Belzebu para exigir seus poderes em troca de um sacrifício. Quando o feitiço não sai como o esperado, eles têm que lidar com uma situação desconfortável e incomum, convidada para a cerimônia demoníaca.

     

  2. El Regressiu – Xavier Adan Milanes (23’) – ESPANHA - 2023

    Num futuro superpovoado, o protagonista de 78 anos contrai uma “doença” que o faz rejuvenescer progressivamente. Perseguido pela brigada policial, ele muda ciclicamente de identidade e companheira de vida para evitar ser descoberto.

     

  3. Ivania – Luigi Abanto Varese (12’20”) – ESPANHA - 2022

    Miguel (45), é um técnico que conserta de câmeras fotográficas. Um dia, uma velha câmera Voightländer chega às suas mãos para conserto. Ao colocá-la em funcionamento, descobre que ela capta a presença de uma mulher que vive no mesmo espaço e tempo que ele, embora noutra dimensão.

     

  4. 4 Angelitos – Julio Marti Zahonero (14’) – ESPANHA - 2023
     

Dani é um jovem auxiliar de geriatria que inicia seu novo emprego em uma antiga casa de repouso para cuidar de Marisa, uma idosa nas últimas horas de vida. Ele aproveitará a oportunidade para se apoderar de algumas joias e objetos de valor da paciente, além de ceder a algumas de suas perversidades mais pessoais. Mas... pode ser que Dani tenha escolhido a pessoa errada.

 

  1. Primacy – Jos Man (20’) – Espanha - 2022

    Robert Preston e Julia Desmond enfrentam a lógica de Arion, a Inteligência Artificial que governa o mais avançado sistema informático militar existente, criada para ajudá-los a atingir os seus objetivos da forma mais eficiente.

 

  1. Gestrand – Luis Jorge Mujia Duarte (20’) – ESPANHA – 2023

    Anos depois de 20 anos de ter estuprado e assassinado Lola, a filha de Karlijn, Frank completa sua sentença e é libertado. Agora terá que se acertar com o que sobrou da família da menina.

 

  1. LAPSU – Candido Perez de Armas (17’20”) – Tenerife - 2023

    Uma IA incompleta desperta num mundo distópico onde a rota marcada na sua sinapse lhe dará a resposta que procura. Quem é você?

     

TOTAL: 2°09’

ROTEIROS FINALISTAS

CURTAS-METRAGENS

 

1 - O Labirinto e o Sátiro – L. F. Petruccelli - Rio de Janeiro/RJ

2 – O Vestido – Fábio Franco - Rio de Janeiro/RJ

3 - 35 pontos – Caio Macedo - Arujá/SP

4 – Finita - Gabriel Araújo de Niño - Cariacica/ES

LONGAS-METRAGENS

 

1 - Garota Punk - Luis Carlos Soares - São Paulo/SP

2 – Confins da Sorte – Bruno Matheus - São Paulo/SP

3 – Vinte nos Oitenta – José Renato Vieira Lima da Silva - Rio de Janeiro/RJ

PILOTO DE 30'

1 - Cringes – A Fórmula da Revanche - Felipe Gregate - Itú/SP

2 - De Ponta Cabeça - Luiz Soares - Rio de Janeiro/RJ

3 – Fale Agora ou se Cale para Sempre - Plinio Uhl - São Paulo/SP

PILOTO DE 60'

1 - Anunciação – Rosemary Magedans - Luzerna/SC

2 – No País Das Sombras – L. F. Petruccelli - Rio de Janeiro/RJ

PREMIADOS

FICÇÃO BRASIL
Júri: Marcos Jorge, Lincoln Tornado e Mikael Faleiros de Albuquerque 

ROTEIRO: Luisa Arraes (Dependências) - Rio de Janeiro/RJ
DIREÇÃO: F. Monteiro Jùnior (Estalos) – Teresina/PI
INTERPRETAÇÃO: Eduardo Moscovis (Sem Fantasia) – Rio de Janeiro/RJ
FILME: Algo sobre Ilda (Gary Gananian) – São Paulo/SP

FICÇÃO IBERO-AMERICANA
Júri: Nill Marcondes, Heitor Dhalia e Alejandro Monroy 

ROTEIRO: Julio Marti Zahonero (4 Angelitos) - Espanha
DIREÇÃO: Luis Jorge Mujia Duarte (Gestrand) - Espanha
INTERPRETAÇÃO: Maria Caballero e Miquel Mars (A Vida de Pau) - Espanha
FILME: Ivania (Luigi Abanto Varese) - Espanha

 

Prêmio especial do Juri: LAPSU (Cándido Perez de Armas) - Tenerife

 

DOC BRASIL
Júri: Marco Hoffer, Lincoln Tornado e Alejandro Monroy

 

Montagem – Rosa (Pedro Murad)
Direção – Gustavo Guedes (Natal/RN) Diálogos Indígenas do Nosso Tempo
Filme – Rosa (Pedro Murad)

DOC IBERO-AMERICANO
Júri: Marco Hoffer, Lincoln Tornado e Alejandro Monroy

Montagem – Josef Padró Piedrafita (El Egiptólogo)
direção - Fran Menchón e Christian Moyés (Matador)
Filme – El Egiptólogo (Josef Padró Piedrafita)

 

 

INFANTIL
Júri: Nill Marcondes, Mikael Faleiros de Albuquerque e Marco Hoffer

 

Roteiro – Carol Sakura e Walkir Fernandes (Anacleto, O Balão) – Curitiba/PR
Direção – Cameni Silveira (Bolinho de Chuva) – Curitiba/PR 
Filme – El Canto del Rio (Sol Arias Landa) - Espanha

CONCURSO DE ROTEIROS
Júri: Ricardo Tiezzi, Carlos Henrique Marques, Antônio de Freitas e Vicente Vianna 

 

PILOTO 30’ – De Ponta cabeça (de Luís Soares – Rio de Janeiro/RJ)
PILOTO 60’ – No País das Sombras (de L.F. Petruccelli – Rio de Janeiro/RJ)
CURTA-METRAGEM – 35 Pontos (de Caio Macedo – Arujá/SP)
LONGA-METRAGEM – Vinte nos Oitenta (de José Renato Vieira – Rio de Janeiro/RJ)

 

O festival ainda anunciou o roteiro escolhido no concurso Do Texto à Tela, onde escolheria um dos roteiros inscritos para ser produzido pela Cachaça Filmes, produtora do evento. E o escolhido foi “Escuridão”, de A. J. Tolissano (de São Gonçalo/ RJ).

PRÊMIOS

Como todo festival independente, o FIACINE - Festival Ibero-americano de Cinema depende de seus apoiadores para poder oferecer prêmios aos filmes e roteiros que se destacam.

E por isso, queremos agradecer imensamente pelo Apoio Cultural de cada artista, empresa ou instituição que se dispõe - a cada ano - a ceder seus livros, cursos e trabalho para que os filmes e roteiros melhor votados sejam recompensados.

Sãoo OITO MIL REAIS em dinheiro e MAIS DE CEM MIL REAIS em prêmios!

Deixamos aqui um agradecimento especial à Naymovie, Mistika Post, Summus EditorialB_arco, Projetro Paradiso, Narratologia, Overtone, Ethos Comunicação & Arte, além de Sônia Rodrigues, Pedro Reinato, André Duarte e Ângelo Dourado. É uma honra poder contar com a parceria e credibilidade de vocês.

Logo preto.png

CURSOS ONLINE

 

A escola B_ARCO oferecerá a TODOS os filmes premiados um curso online por livre escolha.

Os cursos são:

Dirigindo a Montagem com Daniel Rezende

https://barco.art.br/curso-daniel-rezende/

 

Imagem não é Ilustração - uma certa história visual do Brasil com Lilia Schwarcz

https://barco.art.br/curso-lilia-schwarcz/

 

Roteiro do Começo ao Fim, Passando pelo Meio com Jorge Furtado

https://barco.art.br/curso-roteiro-jorge-furtado/

 

Roteiro do Começo ao Fim, Passando pelo Meio - Séries de TV com Jorge Furtado 

https://barco.art.br/curso-jorge-furtado-series/

LOGO-Summus-271x300.jpg

Desde o início, o FIACINE sempre pode contar com o importante apoio da Summus Editorial, que oferece importantes e valiosos livros de cinema dos mais variados temas. 

Informações: http://www.gruposummus.com.br/

MENTORIAS

O Projeto Paradiso vai oferecer duas mentorias. Os premiados poderão escolher mentoria de Roteiro, Direção ou Produção com os mais renomados cineastas do Brasil.

www.projetoparadiso.org.br

HORIZ-VERT-novo-logo-paradiso-multiplica-RBG.png

Livros de Cinema

Curso História do Cinema Mundial

A ETHOS COMUNICAÇÃO & ARTE, especializada em cursos de cinema e assessoria de imprensa oferece uma bolsa integral do Curso de História do Cinema Mundial. 

Informações: www.ethoscomunicacaoearte.com.br/

LOGO_ETHOS PARA FOLHA DE ROSTO.png
channels4_banner-removebg-preview.png

4 Cursos de Formatação

A famosa escola e plataforma de cinema NARRATOLOGIA vai oferecer 4 cursos de Formatação de Roteiro aos cineastas que se destacarem nesta edição.

Informações: www.narratologia.com.br

Finalização de Imagem

A empresa Mistika, uma das mais conceituadas do mercado em finalização de imagem oferece dois prêmios de R$8.000,00 em finalização de imagem.

Informações: www.mistika.com.br

Logo Mistika Colorido (1).jpg
OVERTONE - LOGO PRETO.png

FINALIZAÇÃO DE ÁUDIO

A empresa OVERTONE - 21floor Studio, localizada no ABC Paulista, oferece a finalização de audio - inclusive em Dolby Atmos, a mais nova tecnologia do ramo - de um curta-metragem entre 15 e 20 minutos.

Informações: https://www.overtone21floor.com.br/

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTO

A empresa NAYMOVIE, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, oferece 2 prêmios de R$6.000,00 (seis mil reais) em locação de equipamentos de filmagem que poderão ser uados dentro de 12 meses.

Informações: https://www.naymovie.com/

LOGO NAYMOVIE.png

MENTORIA DE PROJETOS

A conceituada escritora e roteirista Sônia Rodrigues premiará dois roteiristas que se destacarem no Concurso de Roteiros com uma Mentoria de Projeto.

 

Ainda oferecerá uma terceira mentoria ao sorteado dentre os inscritos na Rodada de Negócios FIACINE.

Informações: https://www.soniarodrigues.com.br/

1200px-Sonia_rodrigues.jpg
15 - Pedro Reinato.png

CONSULTORIA DE PROJETOS

O jovem e proeminente roteirista - professor da Escola Roteiraria - Pedro Reinato oferecerá uma consultoria de roteiro a cada um dos quatro roteiros premiados no Concurso de Roteiros do FIACINE 2024.

Informações: @pedroreinato

VERSÕES DE ROTEIRO

Todos os vencedores no Concurso de Roteiros irão receber uma versão em INGLÊS e outra em ESPANHOL. Dessa forma poderão participar dos mais importantes eventos do gênero no mundo.

Os trabalhos serão realizados por importantes profissionais do mercado: André Duarte e Angelo Dourado.​

Os selecionados e não premiados terão direito a versões com 50% de desconto.

ANDRÉ DUARTE

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa, trabalha como tradutor há quase 20 anos, especializado em roteiros e outros textos para cinema durante mais de metade desse tempo. Realiza traduções de - e para - Português, Inglês, Espanhol e Francês para muitas dezenas de clientes satisfeitos em Portugal, no Brasil, e um pouco por todo o mundo. Com a primeira produção de um roteiro próprio neste mesmo ano de 2024, ganhou também uma paixão pela vertente de produtor e já tem vários outros projetos encaminhados.

WhatsApp Image 2024-07-12 at 18.28.36.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-17 at 01.52.50.jpeg

ANGELO DOURADO

Angelo Dourado é escritor, roteirista e dramaturgo. Nascido em Santos/SPs, é formado em História pela USP e trabalhou durante muito tempo como professor de cursinho pré-vestibular. Estudou cinema e teatro por conta própria, dedicando-se a transformar qualquer assunto numa boa história. Atua no setor de entretenimento desde 2002 como autor de textos teatrais e peças publicitárias, além de ter roteiros selecionados por grandes produtoras em rodadas de negócios. Ministra o curso Estudando Nemo para roteiristas iniciantes e presta serviços de consultoria para quem busca profissionalizar-se na área. Desenvolve o site A Cena Escrita com artigos sobre roteiros  de cinema. Publicou de forma independente o livro O Pescador de Varagrande, com personagens fixos em histórias sensíveis e bem-humoradas, que têm como pano de fundo a cultura caiçara do litoral brasileiro.

Também escreve esquetes de humor para internet (algumas no programa que também produziu chamado Dedo Indicador) e contos ainda não publicados. Atualmente está filmando dois curtas de sua autoria.  

 

Formado pela FACHA/RJ em Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Fez aulas particulares com Jorge Duran (roteirista de Pixote e Lucio Flávio - Passageiro da Agonia). Fez a Oficina de Roteiro da Rio Filme e inúmeros cursos de roteiro com profissionais da área.

bottom of page